Enquanto o novo C3 Aircross não chega, a Citroën renovou a linha do seu único SUV atualmente no mercado. O C4 Cactus chega a linha 2024 e, embora não tenha recebido grandes atualizações visuais ou na motorização, tem mais tecnologia na cabine e opções para melhorar a vida a bordo.
Sem alterações, o SUV compacto C4 Cactus continua sendo oferecido com motor 1.6 16V aspirado de até 120 cv e 15,7 kgfm, presente em praticamente todas as versões. A exceção é a topo de linha Shine Pack, única equipada com o 1.6 THP de até 173 cv e 24,47 kgfm. Em todos os casos, o câmbio é automático de seis marchas.
Esteticamente, a Citroën adicionou alguns detalhes que nós já vimos antes em séries especiais, mas que agora são padrão em toda linha.
Lembra da versão X-Series? Pois o C4 Cactus 2024 ganhou uma pintura em laranja Orange Peral em volta dos faróis de neblina e nos airbumps laterais, no mesmo estilo da antiga série especial. A cor laranja também está presente no novo adesivo da coluna C e nos emblemas que identificam o modelo e a versão na traseira. Por fim, as rodas estão com design inédito no Brasil, mas que já havia sido usado no modelo europeu.
Por dentro, o Citroën C4 Cactus agora traz a central multimídia de 10’’, maior que a antiga de 7’’. A conectividade pelo Android Auto e Apple CarPlay pode ser feita sem fio e agora há três portas USB. Duas delas são direcionadas para o motorista e o passageiro, que também contam com um inédito carregador wireless, nas versões mais completas. A última é voltada para o banco traseiro, que acompanha um organizador de cabos, para evitar que o fio do seu smartphone fique solto e acabe enroscado na perna de alguém por acidente.
Há também pequenas mudanças que podem passar despercebidas. O porta-copos e porta-objetos do console central, por exemplo, são novos. O segundo ficou maior e ganhou uma cobertura regulável, que corre sobre seu suporte para dar mais conforto aos braços dos ocupantes. Já o acabamento também novos elementos em black piano nas portas e as maçanetas ganharam o tom prateado Chrome Satin.
Em sua versão mais básica, a Live, o C4 Cactus já vem equipado com freio a disco nas quatro rodas, seis airbags, ar-condicionado digital automático, barras de teto, assistente de partida em rampa, rodas de 16’’ forjadas, controle de estabilidade e tração e chave presencial para abertura de portas e partida do motor.
Subindo um degrau, a versão Feel ganha rodas de liga-leve de 16’’ diamantadas, faróis de neblina e câmera de ré. Já a Feel Pack, variante mais completa com motor aspirado, adiciona carregador sem fio, airbags laterais, faróis e limpadores de para-brisa automáticos, sensor de pressão nos pneus e rodas de liga-leve de 17’’ diamantadas. O teto bitom aparece como opcional a partir dessa versão.
Por último, o C4 Cactus Shine Pack é o único com motor turbo e, além dos itens já citados da Feel Pack, recebe ainda novo desenho para as rodas, frenagem automática de emergência, alertas de colisão, fadiga e de permanência em faixa e os airbags de cortina. A topo de linha também é a única com o Grip Control, um seletor de modos de condução que muda o comportamento do carro de acordo com o piso selecionado.
O novo C4 Cactus já está disponível no site da Citroën e parte dos R$ 106.990. As versões intermediárias, Feel e Feel Pack, custam R$ 110.990 e R$ 115.990. Enquanto a topo de linha equipada com 1.6 THP sai por R$ 129.990.