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Civic Type R bate recorde com tração dianteira em Nürburgring

Nova geração do Type R baixou o tempo do Golf GTI Clubsport em mais de 5 segundos

Por Da Redação
24 abr 2017, 12h45
Honda Civic Type R
(divulgação/Honda)

O novo Honda Civic Type R escreveu mais um pequeno capítulo da histórica briga com o Golf GTI. Ele cravou o tempo de 7min43s80 em Nürburgring Nordschleife, exatos 5s41 mais rápido que a marca obtida pelo GTI Clubsport S quase um ano atrás.

Apesar de não haver nenhum tipo de homologação oficial, a Honda afirma que se trata do novo recorde para veículos de produção com tração dianteira, quase 7 segundos abaixo do tempo do Type R de geração anterior.

Apresentado em março no Salão de Genebra, o novo Type R tem um motor 2.0 turbo com 320 cv e 40,7 mkgf, acoplado a um câmbio manual de seis marchas. Já o recordista anterior é uma série especial do Golf, com 310 cv e 38,7 mkgf, câmbio manual de seis marchas no lugar do DSG e peso aliviado em 30 kg.

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A versão esportiva máxima do Civic de décima geração (abaixo dele, há o Civic Si) ficou mais leve e 38% mais rígido que o antigo Type R, com uma nova suspensão multilink na traseira, além de um pacote aerodinâmico extra para maior estabilidade em altas velocidades.

Honda Civic Type R
(divulgação/Honda)

A largura maior e o entre-eixos alongado também ajudaram a baixar o tempo nas curvas de Nüburgring. “Por exemplo, pilotos geralmente entram na curva logo após o Metzgesfeld a cerca de 150 km/h. No Type R, a velocidade chega a 160 km/h”, diz Ryuichi Kijima, engenheiro-chefe do projeto.

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O exemplar utilizado foi uma unidade de pré-produção. A Honda diz que ele é tecnicamente representativo do modelo que chegará às lojas a partir da metade do ano. Uma gaiola de proteção foi montada no interior por motivos de segurança – mas os japoneses garantem que isso não aumentou a rigidez torsional.

Honda Civic Type R
(divulgação/Honda)

Para compensar o peso extra da estrutura tubular, o sistema de áudio e o banco traseiro foram retirados. Os pneus utilizados não foram especificados – a Honda diz apenas que eles eram modelos liberados para a ruas, mas com foco nas pistas.

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