Clássicos: o pioneiro Ford Fairlane 500 Skyliner
O conversível americano resgatou a ideia da capota retrátil de um antigo conceito francês para tornar-se um dos símbolos dos anos 50
![Ford Fairlane 500 Skyline Ford Fairlane 500 Skyline](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/ford.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Não é fácil descrever o impacto que o Chevrolet 1955 causou ao chegar ao mercado. Era a primeira vez que um automóvel produzido para as massas trazia uma combinação tão marcante de estilo e desempenho.
A receita de sucesso da GM só seria superada dois anos depois, quando Henry Ford II retomou a liderança do mercado com o Ford 1957.
Maior, mais largo e baixo, o novo Ford era um meio-termo entre o conservador Chevrolet e o ousado Plymouth de Virgil Exner.
A sofisticada versão Fairlane 500 trazia chassi com entre-eixos alongado para 2,99 metros e carroceria de duas ou quatro portas, com ou sem coluna central, além dos conversíveis Sunliner (com capota de lona) e Skyliner (com capota rígida).
![Ford Fairlane 500 Skyline Ford Fairlane 500 Skyline](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/qr-708-classic-fairlane-136.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ideia do designer Gilbert Spear, a capota retrátil do Skyliner foi desenvolvida por William Clay Ford para o Continental Mark II, cupê de luxo que, em 1956, cativou celebridades como Frank Sinatra e Elvis Presley.
O irmão caçula de Henry II aplicou o conceito ao Ford 1957 após ser alertado pelo vice-presidente Ernest Breech de que o retorno do investimento não seria viável com a baixa escala de produção do Continental.
![Ford Fairlane 500 Skyline Ford Fairlane 500 Skyline](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/qr-708-classic-fairlane-080.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A execução do projeto ficou a cargo de Ben Smith, engenheiro egresso da General Motors.
O complexo mecanismo tinha acionamento totalmente elétrico composto por motores, relês, limitadores, solenoides e um chicote com 185 metros de fios.
A capota precisou ser articulada em duas partes para ser acomodada no terceiro volume da carroceria. A parte traseira do Fairlane 500 precisou ser completamente reconfigurada.
![Ford Fairlane 500 Skyline Ford Fairlane 500 Skyline](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/qr-708-classic-fairlane-092.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O tanque de combustível foi posicionado atrás do banco traseiro e o estepe foi acondicionado no assoalho.
O chassi foi reforçado e os para-lamas alongados. Ao final, o Skyliner media 5,35 metros e era cerca de 175 kg mais pesado que o Sunliner, totalizando 1.870 kg.
Para deslocar essa massa havia o motor V8 de bloco Y, em três cilindradas: 4,6 litros (190 cv), 4,8 litros (212 cv) e 5,1 litros (245 cv e 270 cv).
Este último chegava a 300 cv quando sobrealimentado pelo compressor mecânico McCulloch, ocasião em que era denominado Thunderbird Supercharged.
![Ford Fairlane 500 Skyline Ford Fairlane 500 Skyline](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/qr-708-classic-fairlane-165.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Automática ou manual, a transmissão era sempre de três velocidades, com opção de sobremarcha (overdrive) para segunda.
Utilizado pela primeira vez no Ford Crestline 1954, o nome Skyliner foi empregado até 1956 para indicar uma carroceria hardtop e meio teto transparente de acrílico, logo acima do banco dianteiro.
A capota retrátil por sua vez não era uma ideia nova: ela havia sido aplicada 20 anos antes pelo designer Georges Paulin no Peugeot 402 Eclipse, mas ainda era inédita nos Estados Unidos.
![Ford Fairlane 500 Skyline Ford Fairlane 500 Skyline](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/qr-708-classic-fairlane-064.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Um de seus maiores entusiastas era Robert McNamara, o veterano da Segunda Guerra Mundial que ajudou Henry II a reerguer a Ford após o conflito.
O executivo defendia que o Skyliner era um diferencial importante para a imagem da divisão Ford frente à concorrência interna, que era composta pelas divisões Mercury, Edsel, Continental e Lincoln.
O fascínio do Skyliner superava qualquer aspecto prático ou funcional: o procedimento total de abertura ou fechamento da capota demorava menos de 1 minuto, tempo suficiente para que seu proprietário se tornasse o centro das atenções.
Testado à exaustão, seu mecanismo raramente apresentava problemas.
![Ford Fairlane 500 Skyline Ford Fairlane 500 Skyline](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/qr-708-classic-fairlane-072.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Foram produzidas 20.766 unidades do Skyliner em seu ano de estreia, entre eles este exemplar que se encontra aos cuidados da De Genaro Classics. Sem opcionais, custava cerca de 20% mais que um Fairlane 500 hardtop.
Um Skyliner completo rivalizava em preço com o Thunderbird, outro carro de imagem que obteve números semelhantes de vendas.
A principal novidade do Skyliner para 1958 foram os faróis duplos, grade dianteira similar à do Thunderbird e lanternas traseiras horizontais.
Sob o capô estavam os novos V8 FE de bloco grande com 5,4 litros (225 cv 265 cv) e 5,8 litros (300 cv), mas a breve porém severa recessão de 1958 derrubou suas vendas para meras 14.713 unidades.
![Ford Fairlane 500 Skyline Ford Fairlane 500 Skyline](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/qr-708-classic-fairlane-072.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A chegada do Thunderbird de quatro lugares também ajudou a minar as vendas do Skyliner, que em 1959 recebeu novas lanternas circulares. Em meados do ano, o Galaxie substituiu o Fairlane 500 como versão mais sofisticada da Ford.
As 12.915 unidades marcaram o fim do primeiro automóvel em larga escala a adotar um conceito que só seria resgatado na década de 1990.
Ficha técnica – Ford Fairlane 500 Skyliner
- Motor: V8 de 4,8 litros; 212 cv a 4.500 rpm; 41,06 mkgf a 2.700 rpm
- Câmbio: automático de 3 marchas
- Carroceria: fechada, 2 portas, 6 lugares
- Dimensões: comprimento, 535 cm; largura, 196 cm; altura, 143 cm; entre-eixos, 299 cm; peso, 1.870 kg
- Desempenho: 0 a 100 km/h em 12,6 s; velocidade máxima de 170 km/h