Clio e Agile zeram crash-test do Latin NCAP
Versões testadas não tinham airbag; resultados são os piores entre os nacionais
Renault Clio e Chevrolet Agile tiveram notas ruins nos testes de colisão realizados pelo Latin NCAP. Os resultados foram apresentados pelo instituto nesta quarta-feira, 24 de julho.
Os dois modelos foram avaliados em suas versões sem airbag duplo frontal (recentemente o Agile incorporou as bolsas infláveis entre os itens de série) tiveram zero estrela na avaliação de proteção a adultos. O modelo da Chevrolet teve duas estrelas no teste de proteção a crianças, quesito no qual o Clio foi um pouco inferior, com apenas uma estrela. A dupla teve a pior avaliação entre todos os modelos testados pelo Latin NCAP desde sua fundação.
Em comunicado divulgado à imprensa, o Latin NCAP afirma que as forças sofridas pelas cabeças dos dummies (bonecos de testes) sentados no Clio “foram inaceitavelmente altas”. A proteção às crianças também apresentaram problemas, com “baixa compatibilidade para a cadeirinha infantil e um fraco desempenho nos testes dinâmicos”.
No caso do Agile, “os dummies passageiros registraram esforços elevados no teste de impacto”, por conta da “instável estrutura do habitáculo do carro, expondo a área dos pés do motorista a maiores riscos”. O instituto finaliza dizendo que “as forças sobre a cabeça do motorista foram inaceitavelmente altas”.
Assista aos vídeos dos crash-tests:
Renault Clio:
Chevrolet Agile: