CNH do Brasil: o que mudou no novo aplicativo da carteira de habilitação
App Carteira Digital de Trânsito mudou de nome e adotou novas funcionalidades para o cidadão que vai tirar a CNH, como para o instrutor autônomo
O governo federal lançou nesta terça-feira, 9, uma atualização do aplicativo para a carteira de habilitação. Com isso, o app que era chamado de “Carteira Digital de Trânsito” ou o CDT, passa a se chamar “CNH do Brasil”. A medida ocorre após a aprovação da nova resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que muda as regras para a obtenção do documento, como a não obrigatoriedade das autoescolas no processo.
Desenvolvido pelo Serpro para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) do Ministério dos Transportes, o aplicativo inclui agora o processo da primeira habilitação e de instrutores autônomos. Acessado pela conta do Gov.br, ele está disponível no Google Play (Android) e no Apple Store (iOS).
Plataforma EAD
A ideia é de que a nova plataforma digital reúna todo o conteúdo necessário para a formação de condutores e instrutores de trânsito em um único ambiente online.
Se por um lado o candidato encontra o Curso de Formação de Condutores dividido em quatro módulos, com simulado oficial baseado no banco nacional de questões, o instrutor autônomo tem acesso a um curso específico com três módulos, avaliação online e certificado.
A plataforma também oferece materiais complementares, vídeos, apostilas e conteúdos multimídia para o aprendizado.
Notificações a cada etapa do processo
O SNE (Sistema de Notificações Eletrônicas) vai passar a enviar mensagens em cada etapa da jornada para obter a CNH. O candidato vai saber, por exemplo, quando concluiu o curso, quando está apto para a prova, quando a LADV foi emitida ou quando sua CNH digital estiver disponível.
Veja abaixo as novas funcionalidades do aplicativo:
- Processo da primeira habilitação pelo celular: O cidadão pode começar o processo pelo app, assim como acompanhar todas as etapas, recebendo notificações sobre o andamento – as etapas presenciais obrigatórias, como biometria e exame médico, seguem existindo.
- Acesso ao curso teórico gratuito e online: O governo, agora, oferece o Curso de Formação de Condutores de forma gratuita, disponível em uma nova plataforma EAD integrada ao login Gov.br – o conteúdo inclui textos, vídeos, podcasts, quizzes e simulados.
- Acompanhamento da aprovação e emissão da LADV: Depois de realizar o exame teórico no Detran, o candidato recebe no app a LADV (Licença para Aprendizagem de Direção Veicular), documento que autoriza o início das aulas práticas.
- Consulta de instrutores credenciados: Outro detalhe é que, com a flexibilização da formação, o cidadão agora pode realizar uma consulta pública dos instrutores autônomos.
- Registro digital das aulas práticas: Os instrutores de trânsito, que têm uma área dedicada no portal de serviços, podem fazer sua validação de credenciamento, acessar cursos específicos e registrar digitalmente cada aula prática.
BMW em duas rodas a 186 km/h – 360° video – Fastest Side Wheelie – Guinness World Records







