Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Com 40 cv adicionais, Ferrari mostra série especial F12tdf

Marca homenageia o Tour de France, tradicional competição automobilística do século passado

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 9 nov 2016, 14h42 - Publicado em 13 out 2015, 11h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • fabricantes

    A Ferrari revelou nesta terça-feira (13) a F12tdf. Trata-se de um modelo com produção limitada (apenas 799 unidades) e ainda sem preço definido, criado para homenagear o tradicional Tour de France (de carros, não de bicicletas), evento automobilístico realizado entre 1951 e 1986 e que teve alguns carros da Ferrari como vencedores ao longo desse período – destacadamente, a 250 GT Berlinetta, acumulando muitas conquistas a partir da segunda metade da década de 1950.

    ferrari-f12tdf-2.jpeg

    A grande novidade na comparação com a F12 Berlinetta convencional é a atualização do motor V12. No F12tdf, são oferecidos 40 cavalos de potência a mais, totalizando 780 cv. Também estão disponíveis 1,5 mkgf de torque adicionais, chegando a 71,9 mkgf. O câmbio F1 DCT também mudou, ficando até 40% mais ágil nas trocas e com relações 6% mais curtas.

    ferrari-f12tdf-3.jpeg
    Continua após a publicidade

    Com todas essas alterações, a F12tdf acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, e de 0 a 200 km/h, em 7,9s. A velocidade máxima alcançada pelo modelo é de 340 km/h. Em termos de desempenho, o esportivo foi capaz de completar uma volta na pista de testes da Ferrari em Fiorano em 1min21s – para efeito de comparação, o recorde do traçado para carros de rua é da LaFerrari, com o tempo de 1min19s7. Já a F12 Berlinetta convencional tem como melhor tempo 1min23s.

    ferrari-f12tdf-4.jpeg

    Outras alterações providenciadas pela Ferrari foram a introdução de pneus dianteiros mais largos (275 milímetros) e do sofisticado sistema Virtual Short Wheelbase, que ajusta automaticamente o eixo traseiro de acordo com a velocidade do carro, o ângulo do volante e a velocidade do movimento do volante.

    Continua após a publicidade
    ferrari-f12tdf-5.jpeg

    Também vale mencionar o trabalho da engenharia da Ferrari na parte aerodinâmica da F12tdf, de modo a obter uma melhora no downforce superior a 100% na comparação com a F12 Berlinetta. Com as instalações de um novo difusor traseiro, um novo aerofólio (seis centímetros mais longo e três centímetros mais alto), uma janela traseira mais inclinada e novo formato da traseira, o downforce a 200 km/h subiu de 107 kg para 230 kg.

    VEJA MAIS– Galeria: Ferrari F12 Berlinetta– Ferrari lança F12berlinetta por R$ 2,4 milhões

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.