A RAM diz ser mero estudo de engenharia e design baseado em interesses dos consumidores, mas para nós o conceito Ram Rebel TRX representa um ensaio de como seria um grande concorrente para a Ford F-150 Raptor. Ao menos a pegada extrema é a mesma nos dois modelos.
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Enquanto a nova Raptor tira 450 cv de um V6 3.5 biturbo, a Rebel TRX não abre mão da tradição: tem um enorme V8 6.2 HEMI a gasolina, que com o impulso de um supercharger faz a potência chegar aos 575 cv. É mais potênte do que um Charger SRT e não fica tão distante dos 717 cv de um Hellcat.
O câmbio é automático de oito marchas Torqueflite com calibração exclusiva para a versão e trabalha com tração 4×4 voltada para a performance, com caixa de transferência BorgWarner 44-45 e modos de funcionamento normal, molhado/neve, off-road e baja.
Mas não basta ter um bom powertrain para fazer frente a Raptor. Suspensão e pneus também precisaram ser revistos. Além de receber amortecedores de alta pressão, a suspensão teve seu curso aumentado em 40%, o que resulta em uma movimentação de até 33 cm para as rodas.
A propósito, os pneus são do tipo fora de estrada de 37 polegadas, muito maiores do que os convencionais.
A Ram diz que a Rebel TRX pode chegar aos 160 km/h em terrenos acidentados, o que justifica os cintos de seis pontos e os bancos revestidos de camurça, que ajudam a segurar os passageiros em seus assentos. O assoalho, por sua vez, é todo revestido de borracha para não ter problema com lama e poeira.
Infelizmente, não há planos para que a Ram Rebel TRX deixe de ser um carro-conceito. Mas, por sorte, esta não parece ser uma decisão definitiva.