Com eletrificação completa em vista, Alfa Romeo terá até Giulia elétrico
Foco da marca é não ter mais motores a combustão até 2027, quando concluirá seu plano de eletrificação total
Os planos da Alfa Romeo para se tornar uma marca totalmente elétrica até 2027 está sendo finalizado e o primeiro carro a ser transformado em elétrico seria a próxima geração do sedã Giulia.
A atual geração do Giulia foi lançada em 2016 e passou por leve atualização em 2020. Pelo atual cenário, é muito difícil que um novo Alfa Romeo Giulia com motor a gasolina seja lançado. Sua próxima geração, inclusive, receberia a plataforma dos próximos carros elétricos da marca, a Stellantis STLA Large.
Segundo o CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, a empresa não irá eletrificar apenas o Giulia, mas sim os SUVs também. A mudança dos carros principais é uma obrigação e para todos os modelos serem elétricos até 2027.
Mesmo com essa mudança em vista, o chefe da Alfa destacou que continuarão priorizando o foco no motorista e a dinâmica esportiva presente nos seus carros há 111 anos.
Para manter a leveza dos carros e o sentimento de dirigir um Alfa Romeo, o CEO disse que sua equipe de inovação está trabalhando nas sensações que quer que o motorista sinta em seus veículos, sejam vibrações, novos sons e movimentos. Ainda afirmou que tudo será de verdade, sem sons artificiais ou sensações falsas.
Quanto ao desempenho, o futuro da linha Quadrifoglio não é claro ainda. Existe potencial para veículos 4×4 mais potentes na plataforma STLA Large, a Stellantis diz que o tempo de 0 a 100 km/h em 2 s é possível para carros dessa base. E segundo Imparato, se a Alfa Romeo não fosse capaz de entregar o nível certo de desempenho para o modelo Quadrifoglio, a marca não comprometeria a construção de um carro desse tipo.
Algumas características mecânicas dessa plataforma já são conhecidas, como a possibilidade de usar baterias com capacidades variando de 101 kWh a 118 kWh, segundo informações aos investidores da Stellantis. Três módulos de motores estariam a disposição, oferecendo de 405 cv a 811 cv em configuração de tração 4×4 com dois motores.
O Giulia será parte da ofensiva de produtos totalmente elétricos da marca, que tende a começar em 2024, provavelmente com um SUV.