Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Com frente nova em toda linha, Etios mantém qualidades e faltas

Toyota agrada pelo comportamento ao dirigir, mas simplicidade às vezes fica evidente

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 jan 2017, 12h32 - Publicado em 24 jan 2017, 12h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Toyota Etios XLS
    Visual do Etios é quase o mesmo desde 2012, contribuindo para a queda em suas vendas (Toyota/Divulgação)
    Toyota Etios XLS
    Frente com para-choque e grade diferentes foram estendidos a toda a linha (Toyota/Divulgação)

    Desde o lançamento do Toyota Etios, em 2012, não houve o lançamento de um ano/modelo que não fosse acompanhada de alguma mudança nos pacotes de equipamentos, no acabamento ou nos motores. Entre as 14 mudanças que a fabricante enumera estão desde a inclusão de luz de ré esquerda a quadro de instrumentos com duas telas TFT coloridas.

    Com frente nova em toda linha, Etios mantém qualidades e faltas
    Mudaram a grade e o para-choque dianteiro do Etios, agora iguais aos da versão Platinum (Divulgação)

    Sob vários aspectos o Etios está bastante diferente hoje, inclusivo no visual, que mudou no ano passado e que, apesar de mais elaborado, continua dividindo opiniões. Só  que para ter o facelit composto por novos para-choques dianteiro e traseiro com aspecto mais esportivo e grade envolvendo o logo da marca era necessário pagar R$ 59.840 por um Etios Ready ou R$ 64.990 por um Platinum (R$ 68.830 se fosse o sedã). 

    Base do para-choque traseiro também sofre mudança para parecer esportivo
    Base do para-choque traseiro também sofre mudança para parecer esportivo (Divulgação)

    Então a Toyota resolveu antecipar o lançamento da linha 2018 (que chegaria em abril) para adotar a dianteira mais simpática em toda a linha, desde o Etios X 1.3 de R$ 45.990 (que, por sinal, está R$ 670 mais caro).

    Miguel Fonseca, vice-presidente executivo da Toyota, disse que já existia a intenção de adotar a nova frente criado pelo centro de design brasileiro, mas que os cinco meses nas versões Ready e Premium serviram de validação para a novidade. 

    Toyota Etios XLS
    Saias laterais já existiam no Platinum e agora chegam ao Etios XLS (Divulgação/Toyota)

    A fábrica de Sorocaba (SP) pulou a produção dos Etios 17/17: entrou de recesso em dezembro produzindo os 16/17 e voltou a operar em 12 de janeiro com os modelos 2018 precoces.

    Por enquanto, apenas a versão Cross não trará as mudanças no design. Tanto ela como a XLS perderam a opção de câmbio manual por falta de interesse do consumidor – 60% dos Etios vendidos hoje possuem câmbio automático, item que passou a ser oferecido no ano passado. Agora vendido apenas com o automático de quatro marchas, o aventureiro custa os mesmos R$ 64.290, enquanto o hatch XLS sai por R$ 61.390 e o sedã custa R$ 64.190.

    Continua após a publicidade

    Dèja-vu

    Foi justamente o Etios Sedan XLS que avaliamos. Quem vê agora pode até confundi-lo com o Etios Platinum, tudo porque ele recebeu as mesmas saias laterais que antes só equipavam o topo de linha. O Platinum passa a se distinguir pela borda cromada na grade, pelo aerofólio (no caso do sedã) e pelas rodas diamantadas aro 15″.

    Toyota Etios XLS
    Parte da tomada de ar é falta e peça tem textura de fibra de carbono (Divulgação)

    Mas ainda é um pouco estranho ver a faixa preta do para-choque dianteiro com superfície que imita fibra de carbono, os para-choques mais estilizados e a régua cromada tentando dar um toque conservador na tampa do porta-malas.

    Abro a porta, giro a chave na ignição e Lou Rawls começa a cantar “See You When I Get There” em uma rádio FM, mas o som vem apenas da dianteira. Mesmo com um bom sistema de som com tela touch-screen e espelhamento de smartphones, o Etios XLS continua sem alto-falantes traseiros, mesmo que exista local para eles nas portas traseiras. Na verdade, é assim em todos os Etios.

    Toyota Etios XLS
    Versão XLS tem central multimídia mas deve alto-falantes traseiros (Divulgação)

    Outra falta facilmente notada é a de regulagem de altura para o cinto de segurança. A única forma de evitar que o cinto não passe do ombro é colocar o banco em sua altura máxima, o que nem sempre é conveniente.

    Regular a altura do volante significa lidar com todo o peso dele, que tende a cair no colo do motorista. Na versão XLS, volante e bancos são forrados de revestimento sintético imitando couro, mas forração para a manopla do câmbio é exclusiva para a versão Platinum.

    Continua após a publicidade
    Toyota Etios XLS
    Mesmo sem trocas sequenciais, câmbio automático de quatro marchas do Etios é bastante rápido (Divulgação)

    O casamento entre motor 1.5 16V Dual VVT-i  e o câmbio automático de quatro marchas é recente (foi em abril) e ainda vive em harmonia. Apesar da limitação do número de marchas, os 107 cv (5.600 rpm) e 14,4 mkgf (4.000 rpm) conseguem ser bem aproveitados. O câmbio é ágil nas reduções de marchas quando se faz necessário, como em uma ultrapassagem, e libera as marchas seguintes logo quando a manobra acaba. Mas ter opção de trocas sequenciais seria conveniente.

    De resto, o Toyota Etios é o mesmo de antes. Tem suspensão competente, direção bastante leve, freios bem modulados e não esquece dos encostos de cabeça e cinto de três pontos para os três ocupantes do banco de trás. Também há isofix para fixação de cadeirinhas e um computador de bordo com funções interessantes, como o cálculo de consumo levando em conta o preço do combustível.

    Toyota Etios XLS
    Quadro de instrumentos digital foi uma das melhores melhorias que o Etios recebeu nos últimos quatro anos (Divulgação/Toyota)

    Por R$ 64.190 (ou R$ 4.200 menos que a versão Platinum), o Etios Sedan XLS tem ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos, volante multifunção, piloto automático, apoio de braço para o motorista, rodas aro 15″, faróis de neblina, repetidores de seta nos retrovisores e os já citados rádio com tela touch-screen e bancos de couro. Mas pelo valor, os sensores de estacionamento traseiro fazem muita falta na lista.

    Preços do Toyota Etios 2018:

    Hatch X 1.3L 16V manual

    R$ 45.990

    Continua após a publicidade

    Hatch X 1.3L 16V automático

    R$ 50.890

    Hatch XS 1.5L 16V manual

    R$ 51.190

    Hatch XS 1.5L 16V automático

    Continua após a publicidade

    R$ 56.090

    Hatch Ready 1.5L 16V automático

    R$ 59.840

    Hatch XLS 1.5L 16V automático

    R$ 61.390

    Continua após a publicidade

    Hatch Cross 1.5L 16V automático

    R$ 64.290

    Hatch Platinum 1.5L 16V automático

    R$ 64.990

    Sedã X 1.5L 16V manual

    R$ 50.690

    Sedã X 1.5L 16V automático

    R$ 55.590

    Sedã XS 1.5L 16V manual

    R$ 53.990

    Sedã XS 1.5L 16V automático

    R$ 58.890

    Sedã XLS 1.5L 16V automático

    R$ 64.190

    Sedã Platinum 1.5L 16V automático

    R$ 68.390

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.