Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Com lei aprovada, Belo Horizonte se torna a capital nacional do grau

Projeto de lei foi sancionado e capital mineira quer se tornar referência no esporte mundialmente conhecido como wheeling

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 19 ago 2022, 18h45 - Publicado em 19 ago 2022, 15h29
campeã de grau Dominick Argentino
A pilota profissional e campeã brasileira, Dominick Argentino, "dando um grau" em campeonato disputado na cidade de Ourinhos, interior de São Paulo, em 2019 em ambiente controlado (Prefeitura de Caraguatatuba/Reprodução)
Continua após publicidade

Vereador de Belo Horizonte e atual candidato a deputado estadual, Bim da Ambulância (Avante), levou à Câmara dos Vereadores um projeto de lei para transformar a cidade mineira na “capital nacional do grau” em junho do ano passado. Hoje (19), o projeto virou lei e BH recebe oficialmente o título.

A manobra “grau” consiste em empinar a moto e é um esporte conhecido mundialmente como wheeling. Porém, se for realizada em vias públicas, se torna uma infração gravíssima e para o vereador “assim deve permanecer”.

Para evitar práticas ilegais, a prefeitura de Belo Horizonte disponibiliza, desde março do ano passado, um espaço para a prática do esporte. A área fica na avenida Clóvis Salgado, no bairro Bandeirante, e tem quase 58 mil metros quadrados.

MotoGP
Valentino Rossi “chamando no Grau” durante classificatória em 2016 (DIV/MotoGP/Reprodução)

Para Bim, agora BH está no caminho para se tornar uma referência nacional no esporte. A missão é conseguir patrocinadores para ajudar a alavancar o wheeling na cidade.

Continua após a publicidade

“Trazer marcas, empresas, investidores para BH, que se mostra uma capital moderna, que enxerga as diversidades, oportunidades e classes […] É apenas a ponta do iceberg, vai (ter) retorno financeiro, social, cultural, de lazer e esporte”, disse Bim ao jornal Aparte.

moto empinando
(Duas Rodas/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Bim também ressalta que muitos atletas brasileiros saem do país para viver do esporte. Com o projeto de lei e o incentivo do Estado e de empresas privadas, esses pilotos terão mais oportunidade de carreira em seu próprio país.

Compartilhe essa matéria via:

“Ao atingirem certo nível, a maioria dos pilotos vão para outros países da América do Norte e Europa. Muitos pilotos brasileiros têm tentado a sorte na Espanha, Portugal, Alemanha e Suíça. Nomes como Ac Farias, Dudu, Ronaldo e Odair competem em campeonatos mundiais e representam o Brasil. A proposta é reconhecer essa modalidade esportiva em Belo Horizonte e trazer mais uma oportunidade de esporte e lazer, negócios e turismo para a capital mineira”, argumenta Bim.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.