Após salvar uma operação que estava praticamente morrendo no Brasil, com o lançamento do pequeno SUV Tiggo 2, a aliança Caoa Chery resolveu mergulhar de vez na onda dos utilitários esportivos.
Na noite desta terça-feira (11) o fabricante confirmou preços e versões do Tiggo 5X, que já está sendo montado em Anápolis (GO) e chega às concessionárias na segunda quinzena de dezembro. O objetivo é incomodar a vida de Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta e companhia.
O Tiggo 5X será vendido em duas versões de acabamento, T e TXS, por R$ 86.990 e R$ 96.990, respectivamente. Confira a lista de equipamentos de cada uma delas:
Desde a versão de entrada o Tiggo 5X vem de série com: controles de estabilidade e tração, chave com sensor presencial, partida do motor por botão, direção elétrica, freio de estacionamento elétrico com função auto hold, assistente de partida em rampas, computador de bordo digital de 4,8 polegadas e sistema de monitoramento de pressão e temperatura dos pneus.
Também fazem parte da lista faróis com luzes diurnas de led, retrovisores externos elétricos com rebatimento, lanternas de neblina, rodas de liga leve aro 17, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido e com ganchos Isofix, central multimídia com tela de 9 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto, sistema de som com quatro alto-falantes, sensores traseiros de estacionamento e câmera de ré.
A versão TXS acrescenta airbags laterais e de cortina, faróis de neblina, banco do motorista com ajuste elétrico, rodas aro 18, retrovisor esquerdo com projeção de boas vindas na abertura das portas, teto solar panorâmico, guarnição das portas e teto com luzes ambiente azuis e seis alto-falantes.
O SUV terá cinco opções de cores, sendo quatro disponíveis desde o lançamento (preto, prata e cinza metálicos, além de branco perolizado) e uma (vermelho metálico) a ser oferecida a partir de março.
O Tiggo 5X vem equipado com o mesmo motor 4-cilindros 1.5 turbo flex do recém-lançado sedã Arrizo 5, porém com torque ampliado de 19,4 mkgf para 21,4 mkgf com qualquer combustível. Potência segue em 147/150 cv com gasolina/etanol.
Sistema de transmissão troca a caixa CVT do Arrizo 5 por um câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas.
Em dimensões o SUV sino-brasileiro se destaca por ser maior do que praticamente todos os rivais. São 4,33 metros de comprimento, 1,83 m de largura (sem contar retrovisores externos), 1,64 m de altura e 2,63 m de entre-eixos.
Por exemplo, ele tem o mesmo comprimento do Renault Captur e só não é mais alto do que o Renegade. Sua largura é a maior do segmento, enquanto a distância entre eixos fica abaixo apenas dos 2,65 metros do Volkswagen T-Cross e dos 2,67 metros da dupla Renault Captur e Duster.
Volume do porta-malas está estimado em 340 litros, chegando a 1.100 litros com a fileira traseira de assentos rebatida.