Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Com opção manual, Nissan Z retorna das cinzas com V6 e mais de 400 cv

Chamado apenas de Z, o novo esportivo ressuscita a família que recebeu o último lançamento em 2008

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 19 ago 2021, 16h50 - Publicado em 18 ago 2021, 18h58
Nissan Z duas versçoes
(Divulgação/Nissan)

Quem acompanhou os desenhos japoneses na infância, deve estar acostumado a ver um personagem morrer e depois voltar ainda mais poderoso. Ao que parece que as montadoras de lá estão querendo embarcar nessa onda também. Assim como a Honda anunciou o retorno do Integra essa semana, agora Nissan revelou que o esportivo Z também retornará das cinzas.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

O 2023 Nissan Z, de sétima geração, foi lançado em um evento especial em Nova Iorque, nos EUA. Chegando treze anos depois do último lançamento da linha, a Nissan apostou na nostalgia, adicionando detalhes no design que retratam os antecessores.

Continua após a publicidade

A silhueta, por exemplo, remete ao primeiro modelo lançado há quase 50 anos. Assim como os faróis, também inspirados no 240Z de 1973. A grade é original e traz muito do que foi mostrado no conceito Proto Z, apresentado no ano passado. O capô alongado e a traseira mais curta estão presentes e são marcas registradas da família.

Novo Nissan Z vista lateral
Essa é a primeira que um carro da família Z não tem um número atrelado ao nome (Divulgação/Nissan)

Ao todo, a Nissan irá disponibilizar nove opções de pintura. Seis delas com dois tons — todas com o teto preto — e três com apenas um. Sport, Performance e Proto Spec serão as três versões disponíveis. A principal diferença entre eles está nas rodas. Na versão Sport elas são aro 18’’. Já as outras duas tem o mesmo aro 19’’ da versão conceito. Porém, as do Proto Spec são feitas de bronze pela Rays, além de terem pinças de freio na cor amarela.

Nisan Z 2023 Traseira
A Nissan não informou números exatos sobre o desempenho, mas garantiu que a aceleração de 0 a 100 km/h será cerca de 15% mais rápido que a do antecessor (Divulgação/Nissan)

O motor será um potente V6 3.0 biturbo de 405 cv e 48,4 kgfm. O câmbio manual de seis marchas é a opção para não decepcionar os fãs mais antigos. Já o pessoal da “geração Z”, provavelmente, irá preferir a versão com transmissão automática de 9 velocidades, borboletas no volante e diferencial de deslizamento limitado (exceto para a Sport). Em ambas a tração é traseira.

Continua após a publicidade

A opção automática inclui dois modos exclusivos de direção. No modo padrão, o Z fica mais manso e é ideal para o dia dia. Mas se você quer desfrutar de toda a potência do esportivo, o Sport é o modo ideal. Nesse, o carro oferece controle de aceleração mais rápido, aprimoramento de som ativo e configuração de controle dinâmico de veículo. O câmbio manual tem sistema avançado de controle de largada, porém não é oferecido para a versão Sport. Para a transmissão automática, o sistema que proporciona uma largada mais suave é oferecido em todas as versões.

detalhe do Spoiler Nissan Z
A versão Proto Spec também recebe spoiler exclusivo na traseira (Divulgação/Nissan)

Para manter o bom desempenho, a equipe da Nissan tomou cuidados especiais na dirigibilidade do novo Z. O chassi mais rígido, direção elétrica com suporte de cremalheira, forte toque mecânico e pneus dianteiros mais largos contribuem para que veículo seja 13% melhor nas curvas que o seu antecessor. O amortecimento também melhorou. Em relação ao 370Z, o novo design com amortecedores de monotubo tem diâmetro maior, resultando em uma redução de quase 20% na força de amortecimento. Já a suspensão dianteira tem braço duplo triangular de alumínio, com nova geometria e ângulo de caster aumentado, melhora a estabilidade nas retas.

Continua após a publicidade

Na cabine, mais homenagens. O painel de instrumentos de 12,3’’ é digital e personalizável. Outros três mostradores analógicos para velocidade da turbina, impulso do turbocompressor e um voltímetro, estão localizados logo acima do console central. Essa inspiração veio das gerações anteriores da família.

Como padrão, o Nissan Z tem tela touchscreen de infoentretenimento de 8’’ com conectividade Apple CarPlay e Android Auto. A versão Proto Spec recebe tela exclusiva de 9’’ e sistema de som Bose com 8 alto-falantes e cancelamento de ruído.

Continua após a publicidade
painel Nissan Z
A Nissan buscou conselhos do motorista do Nissan Super GT500 Tsugio Matsuda, para dar ao Z uma cabine de carro esportivo ideal para várias situações (Divulgação/Nissan)

As versões básicas estarão disponíveis logo no lançamento, marcado para o segundo trimestre de 2022, com a Proto Spec, limitada a 240 unidades, chegando posteriormente. Segundo a Nissan, os preços começam na casa dos U$ 40.000, ou R$ 215.200 na cotação atual.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Edição de julho
A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.