Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Com tamanho de Accord, Honda Clarity Fuel Cell é movido a hidrogênio

Chegada ao mercado local está prevista para 2016

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 9 nov 2016, 14h44 - Publicado em 28 out 2015, 13h25
sustentabilidade

A Honda, há bastante tempo, tem dado atenção ao segmento dos modelos movidos a hidrogênio. Tudo começou em 2007, quando a montadora começou a produzir de um modo quase artesanal o FCX Clarity, um sedã médio que chegou a receber prêmios por sua tecnologia ecologicamente correta. No Salão de Tóquio de 2015, porém, a marca dá um passo à frente, revelando o novíssimo Clarity Fuel Cell, que já tem data para estrear no mercado japonês.

honda-clarity-fuel-cell-2.jpeg

A grande novidade em relação ao antecessor é o aumento da eficiência do conjunto formado pela célula de combustível e pelo motor elétrico. Antes, a autonomia do FCX Clarity era de 390 km, mas o fato é que a Honda preparou um tanque de hidrogênio de alta pressão para o Clarity Fuel Cell que eleva este número para bem mais interessantes 700 km, ou seja, autonomia superior à de muitos carros equipados com motor a combustão.

Continua após a publicidade
honda-clarity-fuel-cell-3.jpeg

Um detalhe interessante é que o tempo gasto para preencher o tanque com hidrogênio é de três minutos, muito próximo àquele necessário para completar um tanque com etanol, gasolina ou qualquer outro combustível líquido. Ao mesmo tempo, a densidade dessas células subiu 60%, para 3,1 KW. Em termos de potência, o sedã agora oferece 177 cavalos, quase 40 cv a mais do que o antecessor.

honda-clarity-fuel-cell-4.jpeg
Continua após a publicidade

Para quem não estava habituado ao visual do FCX Clarity, vale mencionar as dimensões do Clarity Fuel Cell. Elas são bem similares às do Accord: 4,895 metros de comprimento (0,5 centímetro a mais), 1,475m de altura (igual) e 1,87m de largura (dois centímetros a mais). Elas são suficientes para que cinco pessoas ocupem a cabine de modo confortável – por sinal, o interior é bem similar à maior parte dos carros atuais da Honda.

A chegada do Clarity Fuel Cell ao mercado japonês está prevista para os primeiros meses de 2016. Já em meados do próximo ano, a marca levará o sedã “verde” a mercados selecionados no continente europeu.

VEJA MAIS

– Carros elétricos e movidos a hidrogênio ficam isentos de imposto de importação

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.