Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Com traseira “de Argo” e calotas nas rodas, Fiat Pulse roda sem disfarces

Novos flagras revelam característica do Pulse mais barato, além de reforçar semelhança estética com o Fiat Argo

Por Eduardo Passos
Atualizado em 28 jun 2021, 18h53 - Publicado em 23 jun 2021, 15h17
Fiat vem revelando detalhes do modelo aos poucos, a fim de manter interesse vivo
Fiat vem revelando detalhes do modelo aos poucos, a fim de manter interesse vivo (Fiats no Brasil/Acervo pessoal)

O novo Fiat Pulse já foi parcialmente revelado, mas alguns detalhes do novo SUV compacto vêm surgindo à medida que seus testes públicos continuam e perdem os disfarces.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90. 

Nesta semana foi a vez da versão mais básica do carro ser flagrada, ao passo que uma outra unidade, quase sem camuflagem, deu ideia mais fiel do modelo e suas proporções, invariavelmente análogas ao Argo. 

Continua após a publicidade

A foto, cedida pela página Fiats no Brasil, foi tirada nas proximidades da fábrica de Betim, onde o projeto 363 foi tocado. O Pulse em questão aparece com pintura em tons semelhantes ao Branco Kalahari, usado no Punto e Grand Siena, e algumas partes ainda cobertas.

Tudo indica que não existem novidades ocultas, mas apenas ausência de peças completamente texturizadas e prontas à exibição pública. Desse modo a fabricante prefere esconder o para-choques a mostrá-lo com qualidade inferior ao modelo comercial. Outro detalhe notável é o teto na mesma cor do resto do carro e a seta traseira, brevemente visível na parte externa da lanterna. 

Continua após a publicidade
Fiat Pulse 2022__traseira-large
Fiat faz de tudo para que o Pulse não seja associado ao Argo (Divulgação/Fiat)

A Fiat vem se esforçando para desvencilhar Argo e Pulse a todo custo, mas a missão promete ser ingrata aos olhos: mesmo com mudanças claras na posição da placa e tampa do porta-malas, entre outras, é difícil não remeter a novidade a, de fato, um SUV do atual best-seller do Brasil. 

No caso do consumidor leigo, a confusão promete ser ainda maior e os vendedores que tentarem emplacar a distorcida narrativa de que os carros não são relacionados deverão afiar a lábia para obter sucesso.

Continua após a publicidade

Mais lenha para a fogueira vem de Pernambuco, onde versões básicas do Pulse foram registradas com a peculiar combinação de faróis em led e rodas com calotas. O modelo básico deverá ser vendido por valores próximos a R$ 90.000 e será mais simples também na mecânica. Nesse caso, o motor 1.0 turbo dará lugar ao mesmo 1.3 aspirado do Argo, com 109 cv. A transmissão tende a ser manual, mas o CVT das versões mais caras deve ser opcional, assim como as diferentes telas da central multimídia e painel de instrumentos.

Fiat Pulse 2022_frontal
Aos poucos Fiat revela o SUV compacto em ângulos mais naturais (Divulgação/Fiat)

Outro “segredinho” vindo do Recife é a camuflagem arqueada, que ilude quanto ao real vão livre do modelo mas, por outro lado, realça o entre-eixos de 2,53 m. A distância é menor que concorrentes diretos e apenas 1 cm maior que a medida do Argo.

Entre-eixos apenas 1 cm maior que do Argo chama atenção
Entre-eixos apenas 1 cm maior que do Argo chama atenção, enquanto camuflagem arqueada disfarça vão livre do SUV (Reprodução/Instagram)

O Fiat Pulse tem lançamento previsto entre o inverno e o começo da primavera no Brasil. Para não brigar com o SUV cupê da Fiat, chamado pelo codinome projeto 376, o utilitário que compartilha portas, vidros, para-lamas e outros componentes do hatch Argo terá variantes de topo custando até R$ 120.000.

Continua após a publicidade

A sobreposição de preços é preocupação da dupla Jeep-Fiat, uma vez que o lançamento de quatro novos SUVs — novo Compass, Pulse, Commander e 376 — vem gerando receios de que um desses modelos fique “espremido” entre a concorrência familiar.

O palpite natural seria o SUV cupê, posicionado entre Pulse e Compass, mas fontes ouvidas pela reportagem dão conta de que o “sacrifício” pode sobrar para o SUV compacto, que tenderá a apostar em segmentos de entrada e PcD, por exemplo, e garantir sua fatia de mercado sem incomodar os mais caros.

Continua após a publicidade

Outra teoria surge da predileção cada vez maior do brasileiro por utilitários compactos, que vêm roubando espaço de hatches. De acordo com a estratégia, não seria espantoso se a italiana optasse por, gradualmente, tratar o Pulse como seu novo popular, substituindo o papel exercido pelo Argo, já desgastado e sem suporte à hibridização.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa de QUATRO RODAS 746
A edição 746 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.