Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Assine a partir de 9,90

Como a Toyota está criando novos motores a combustão para conviver com elétricos

Os motores estão sendo projetados para múltiplas plataformas, combinando sustentabilidade, potência e adaptação a diferentes mercados

Por Cristiane Barreto
Atualizado em 22 ago 2025, 21h11 - Publicado em 18 ago 2025, 08h42
toyota-four-cylinder-engine-prototype
 (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

Diferente da maioria das montadoras do mundo que buscam pela eletrificação das suas frotas, a Toyota decidiu seguir um caminho diferente, reforçando a ideia de que os motores a combustão ainda têm espaço garantido no futuro da mobilidade. 

A estratégia evidencia a intenção é evoluir a tecnologia de motores a combustão enquanto se avalia cuidadosamente a adoção dos elétricos, equilibrando inovação tecnológica e viabilidade econômica em diferentes regiões.

toyota-four-cylinder-engine-prototype
(Divulgação/Toyota)

A Toyota, em parceria com a Subaru e a Mazda, está desenvolvendo uma nova geração de motores compactos e leves, pensados para equipar uma ampla variedade de veículos, desde híbridos tradicionais até modelos movidos a hidrogênio e elétricos de alcance estendido, conhecidos como EREVs.

O ponto principal desses motores será a flexibilidade, já que estão sendo projetados para se adaptar a diferentes plataformas, o que permite à Toyota ajustar os veículos conforme as necessidades de cada mercado e aplicação, sem depender de um único tipo de tecnologia.

Continua após a publicidade

Além da eficiência e versatilidade, a Toyota não abre mão da experiência de condução. Os motores de alto desempenho da próxima geração poderão funcionar com biocombustíveis, combustíveis sintéticos e hidrogênio.

toyota-four-cylinder-engine-prototype
(Divulgação/Toyota)

Os motores de quatro cilindros, estarão disponíveis em versões de 1,5 e 2,0 litros, e podem estar entre os mais versáteis do mercado. Eles não apenas alimentariam híbridos convencionais, como também poderiam atuar como geradores em veículos elétricos de alcance estendido, garantindo que o motor elétrico seja o principal responsável pela propulsão enquanto o motor a combustão recarrega as baterias. 

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

As versões turbo do novo motor 2.0, por exemplo, equiparão modelos da divisão esportiva Gazoo Racing, entregando mais de 600 cavalos de potência. Essa abordagem poderá demonstrar que sustentabilidade e emoção ao volante podem coexistir, provando que a busca por um futuro neutro em carbono não significa abrir mão da diversão de dirigir.

toyota-four-cylinder-engine-prototype
(Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Andrea Carlucci, vice-presidente de Estratégia de Produto e Marketing da Toyota Europa, explicou à Automotive News Europe que a empresa pretende consolidar os veículos elétricos a bateria (BEVs) apenas em mercados com demanda real, evitando forçar a tecnologia onde o interesse ainda é baixo.

Ao investir em motores adaptáveis, a Toyota garante alternativas eficientes e emocionantes para diferentes perfis de consumidores, mantendo viva a tradição de condução que tornou a marca reconhecida globalmente. A flexibilidade dos novos propulsores permite à empresa testar tecnologias gradualmente, ajustando ofertas conforme a aceitação do mercado e a evolução da infraestrutura de recarga.

Hilux Híbrida
(Divulgação/Toyota)

Essa estratégia prova que é possível imaginar o futuro do transporte automotivo de forma equilibrada, unindo inovação, sustentabilidade e prazer ao dirigir. Além de mostrar que os motores a combustão ainda têm espaço, oferecendo soluções adaptáveis e eficientes, capazes de atender diferentes mercados e preservar a experiência clássica de dirigir um carro, mesmo em um cenário cada vez mais voltado à eletrificação.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.