Como é o novo Santa Fe, um dos 6 lançamentos da Hyundai no Brasil em 2025
Quinto lançamento anunciado pela Hyundai, SUV de sete lugares será opção mais barata ao Palisade e tem até porta-luvas com esterelizador
Com a mudança do acordo entre Hyundai e a Caoa, a montadora coreana assumiu totalmente as importações. Os frutos disso já podemos ver com o lançamento do Palisade e do elétrico Ioniq 5. O próximo da fila é o Kona, mas eles não vão parar por aí. Durante o lançamento do novo Creta, a Hyundai confirmou seis lançamentos no Brasil para 2025.
Quem retornará ao mercado brasileiro após mais de seis anos será o Hyundai Santa Fé. O SUV chegará em sua quinta geração em 2025 e totalmente diferente. Agora o modelo tem visual mais futurista, que chamou a atenção dos nossos leitores quando foi revelado, no ano passado.
Agora ele assume design mais quadradão, ao melhor estilo Land Rover. Embora o formato da carroceria remeta a um modelo mais esportivo, há um quê de elétrico no seu desenho. Na frente, os faróis de LED têm um formato de H pixelado, com uma barra iluminada central que interliga o conjunto. Não há uma grade robusta como estamos acostumados, mas sim um conjunto todo dividido por linhas e pelo para-choque.
A traseira é o que chama mais atenção. As luzes assumem um formato idêntico ao da dianteira e são unidas por uma régua preta, mas estão posicionadas bem abaixo da posição convencional, quase no para-choque. Elas se estendem até a lateral, parando nos para-lamas traseiros, que por sinal são bem demarcados e se projetam para fora da carroceria.
Sobre a motorização, ainda não sabemos qual a Hyundai trará para o Brasil, o Santa Fé tem três disponíveis. A mais potente tem motor 2.5 turbo que entrega 281 cv e 43 kgfm e câmbio DCT de oito marchas. Já a intermediária é a única eletrificada, que une o motor 1.6 turbo a um sistema híbrido convencional para entregar 227 cv e 35,7 kgfm e câmbio automático de seis marchas. Por fim, há ainda o 2.5 aspirado de 194 cv e 25,1 kgfm e também com câmbio de oito velocidades.
Espaçoso, o SUV de sete lugares tem 4,83 m de comprimento e 2,81 de entre-eixos. Ele deve disputar mercado com versões mais baratas dos Toyota SW4 e Honda CR-V, além do Jeep Commander. Logo, ficará abaixo do Palisade, maior e que deve ser uma opção aos SUVs grandes derivados de picapes a diesel.
A cabine promete ser bem espaçosa e, segundo a marca, o vão entre os bancos cresceu 3,5 cm na segunda fileira — 1,07 m no total — e 15 mm na terceira — 76,1 cm no total. Sem a última fila, são mais de 2.000 litros porta-malas disponíveis. Quem quiser mais conforto, pode abrir mão de um lugar para colocar duas poltronas individuais com comandos elétricos na segunda fileira.
Mas também há bastante tecnologia. Na frente, há duas telas de 12,3’’ integradas, uma para a central multimídia e outra para o quadro de instrumentos digital. O ar-condicionado digital também tem seu próprio display de 6,6’’, mas não abre mão dos controles rotativos. Há ainda dois carregadores sem fio para smartphones e até um porta-luvas com esterilizador de objetos pessoais.
Para segurança, o SUV traz recursos bem avançados, incluindo alerta de saída de faixa com correção no volante, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem de emergência com detecção de pedestres.