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Como (e quando) usar os faróis de milha do carro

Muito confundidos com os faróis de neblina, os faróis de milha podem ofuscar outros motoristas

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 out 2024, 09h02
O motor 1.8 da Volks deu nova vida ao Escort XR3
Ford Escort XR3 saía de fábrica com faróis de milha (arquivo/Quatro Rodas)
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É preciso diferenciar os faróis de milha (também chamados de faróis de longo alcance) dos faróis de neblina.

Os faróis de milha são até mais raros nos carros de passeio e podem ser utilizados em centros urbanos desde que estejam ligados ao circuito do facho alto dos faróis regulares, isto é, não podem ser acionados de forma independente e a qualquer momento.

VW CrossFox
VW CrossFox tinha faróis de neblina e de milha (arquivo/Quatro Rodas)

O uso dos faróis de milha segue a mesma regra do farol alto do carro, ou seja, é restrito a ruas sem iluminação e sem trânsito no sentido contrário. Isso porque ambos podem cegar e confundir os outros motoristas.

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Geralmente instalados em posição central do para-choque ou do teto dos carros, os faróis de milha têm refletores especiais para gerar facho de luz concentrado (mas estreito) de alta intensidade.

Faróis de milha do Gol GTI
Faróis de milha do Gol GTI (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Como são ideais para iluminar a grandes distâncias, em rodovias ou estradas de terra com velocidades elevadas, já estiveram relacionados à esportividade. É por isso que antigos esportivos nacionais, como o Ford Escort XR3 e o VW Gol GTI, têm faróis de milha. Hoje, é mais comum em carros de rali.

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