Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Como os carros são transportados em navios de exportação?

Proteção garante até que os veículos fiquem (quase) intactos em acidentes no mar

Por Rodrigo Ribeiro e Fabio Paiva
Atualizado em 10 out 2020, 00h14 - Publicado em 10 jan 2019, 20h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Embarque Carro Exportação Navio
    O procedimento de embarque ocorre por uma entrada e envolve dezenas de funcionários (Arquivo/Quatro Rodas)

    A resposta curta é: com muito cuidado e doses enormes de logística.

    Boa parte do transporte de automóveis (e de quase toda mercadoria) por longas distâncias é feito por um navio. A diferença, no caso dos veículos, é que boa parte deles é levado de um país para outro em barcos que são, basicamente, estacionamentos gigantes.

    Como os carros são transportados em navios de exportação?
    O desembarque, porém, pode usar duas saídas para ser mais ágil (Divulgação/Ford)

    Nesses navios especiais a carga entre e sai rodando da embarcação — em inglês, “Roll in, Roll Out“, o que deu origem ao apelido desses barcos, RoRo.

    Acidentes com RoRo não são tão raros. Recentemente um barco que levava 3.500 modelos da Nissan pegou fogo e ficou à deriva no oceano Pacífico.

    Continua após a publicidade
    Embarque Carro Exportação Navio
    Os carros são estacionados próximos para aproveitar o máximo de espaço na embarcação (Reprodução/Internet)

    Outro acidente envolveu o barco Hoegh Osaka, que tombou próximo da Europa com 1.400 carros da Jaguar, Land Rover, Mini e Rolls-Royce. Neste último acidente, porém, boa parte dos veículos transportados se mantiveram intactos.

    Isso aconteceu principalmente por conta do severo processo de fixação dos veículos. Eles são presos ao navio com diversas cintas de náilon capazes de suportar até 5 toneladas.

    Navio Exportação Tombado Carro Infográfico
    O Hoegh Osaka tombou em 2015 após o capitão propositalmente encalhá-lo, evitando que o navio afundasse (Arte/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Como os carros são estacionados próximos (com folga de 30 cm nas laterais e 10 cm na traseira e dianteira), esse cuidado evita que as carrocerias se encostem mesmo quando o navio está em mares agitados.

    Embarque Carro Exportação Navio
    Cada cinta de náilon usada para fixar os veículos pode aguentar de uma a cinco toneladas (K Line/Divulgação)

    As fábricas também tomam uma série de cuidados com os modelos antes que eles encarem sua viagem, muitas vezes tão longas que podem durar mais de 40 dias.

    A pintura recebe uma cera grossa, feita para aguentar dias a fio com o carro exposto no pátio e também para reduzir chances de riscos. Em alguns casos adesivos também são colados para proteger o veículo.

    Continua após a publicidade
    Embarque Carro Exportação Navio
    Os pisos do navio podem mudar de altura de acordo com a carga (Wallenius Wilhelmsen/Divulgação)

    Calotas e a palheta do lado do passageiro são removidas e rodas, bancos e volante recebem capas de proteção.

    Oficina flutuante

    Embarque Carro Exportação Navio
    Os navios RoRo são peça essencial na logística de transporte de veículos em massa (Wallenius Wilhelmsen/Divulgação)

    A área dos RoRo é ajustável para permitir o transporte de carros pequenos até tratores, máquinas agrícolas e trens. Isso é possível por causa dos pisos ajustáveis, que podem variar de altura.

    Continua após a publicidade

    Algumas empresas também já aproveitaram o tempo do carro no mar para fazer ajustes específicos para o mercado onde o veículo será vendido.

    A operação pode incluir troca de emblemas, lanternas e reconfiguração do motor. Os procedimentos, porém, dependem de águas calmas, pois os funcionários não podem circular em meio à carga durante tempestades ou mares agitados.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.