Compacto de 65 cv poderá ser um ‘esportivo acessível’ na linha GR, da Toyota
Daihatsu e:S Turbo aparece primeiro como um conceito, mas já tem o discurso de lançamento pronto; subcompacto é menor do que um Fiat 500

O Daihatsu Mira e:S poderá ser o próximo integrante da divisão esportiva GR, que dá vida atualmente aos GR Corolla e GR Supra. Ao menos, é o que a submarca da Toyota indicará no Salão de Tóquio, onde apresentará o subcompacto apimentado. Mesmo que ele apareça ainda como um conceito por lá, já há um discurso pronto para um provável lançamento oficial.
Com 3,40 metros de comprimento, ou seja, cerca 33 cm a menos do que um Renault Kwid e 15 cm a menos do que o antigo Fiat 500 a combustão vendido no Brasil, o modelo é equipado com um motor de três cilindros com 660 cc. Originalmente, são 49 cv, mas a versão GR passa a ser turbo e eleva a potência para 65 cv.

O câmbio do modelo também muda e deixa de ser um automático do tipo CVT, dando lugar a um câmbio manual de cinco marchas. É provável que também sejam feitas mudanças de chassis, suspensão e freios para acompanhar os demais upgrades.
Na aparência, o subcompacto ganha elementos mais esportivos, a começar pelo para-choque. A peça tem aberturas maiores e mais quadradas, além de elementos em preto brilhante nas extremidades e o logo GR. Os faróis adotam máscara negra e, próximo ao retrovisor, há um falso extrator de ar. Nas laterais, a novidade fica para as rodas BBS, sem dimensões divulgadas. Não há fotos da traseira e do interior.

É uma aparência sem extravagâncias e muito possível para uma versão final de produção – que deve acontecer, segundo declarações da marca. Ao revelar as atrações, a marca descreve o e:S Turbo como “um carro esportivo de entrada pensado para ampliar os horizontes do automobilismo e tornar a alegria de dirigir disponível para todos”. Ou seja, os japoneses podem esperar por ele.
A inspiração veio de uma versão do modelo preparada para o Rally Japan 2024, com visual semelhante, mas detalhes voltados às competições (veja duas fotos acima). Entre eles, um gancho de reboque no para-choque, capô com aberturas e rodas diferentes. Por dentro, é possível notar que o modelo de rali só tem dois bancos, para alívio de peso, e tubos estruturais.

Por fim, o estande da marca no Salão de Tóqui dará ainda mais espaço para a divisão GR com o subcompacto conversível Copen, em versão GR Sport (mais mansa do que os GR), e o Hijet Truck Jumbo Extended, um pequeno caminhão para apoio em eventos de automobilismo, segundo a marca.