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Compradores da Toyota e BMW são os mais satisfeitos com as marcas

Estudo da J.D. Power de 2018 mostra a japonesa na liderança, quando se fala em processo de venda. Entre luxuosos, título fica com a empresa alemã

Por Ulisses Cavalcante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 Maio 2018, 13h54 - Publicado em 29 Maio 2018, 11h08
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  • Longa Duração: desmonte do Toyota Etios
    Etios utilizado no Longa Duração na simulação de venda pela rede Toyota (Reprodução/Quatro Rodas)

    A edição 2018 do Sales Satisfaction Index, pesquisa realizada anualmente pela consultoria J.D. Power apontou a Toyota como a marca que atingiu a maior satisfação de compra entre os clientes.

    Para este ano, o estudo incluiu as marcas de luxo em um ranking exclusivo, e a BMW obteve a melhor avaliação. Em segundo e terceiro lugar ficaram, na ordem, Land Rover e Audi.

    De acordo com os dados da J.D Power, o que os clientes melhor avaliaram como fundamental para aumento de satisfação com o atendimento recebido foi a avaliação adequada do veículo usado e test drive longo – de até 30 minutos.

    A J.D. Power destaca que as empresas estão aumentando seu cuidado com o pós-venda como uma medida de compensar as perdas nas vendas, por conta da crise.

    “Para contornar as quedas nas vendas, as montadoras fizeram o trabalho de casa, como foi demonstrado pelo resultado do estudo. O aumento da média de satisfação da indústria e a pontuação recorde do primeiro colocado mostram que o cliente está mais satisfeito com o atendimento recebido”, diz Fabio Braga, diretor de operações da J.D. Power do Brasil.

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    Segundo a pesquisa, 87% dos compradores julgaram que tiveram avaliação justa de seu modelo usado.

    No caso das marcas premium, um dos destaques apontados pelos clientes foi a atenção dada pelo concessionário no momento da entrega do veículo.

    BMW série 7
    Momento de entrega das chaves, com explicações detalhadas, é fundamental aos compradores de carros premium (Divulgação/BMW)

    Um exemplo é o fato de 87% dos vendedores fazerem eles mesmos a configuração do sistema Bluetooth dos celulares dos clientes. Em marcas de alto volume, essa porcentagem cai para 68%.

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    Outra característica dos compradores em lojas de alto luxo e o auxílio no agendamento da primeira visita no setor de serviços, 83%.

    O estudo pontuou as fabricantes com base em entrevistas com 4.387 proprietários de veículos novos no Brasil com até 12 meses de posse.

    A classificação das marcas de alto volume ficou assim, conforme escala de 0 a 1.000:

    1) Toyota (845 pontos)
    2) Hyundai-CAOA (833)
    3) Hyundai-HMB* (830)
    4) Nissan (828)
    5) Honda (823)
    6) Peugeot (816)
    7) Jeep (813)
    8) Volkswagen (803)
    9) Ford (801)
    10) Chevrolet (799)

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    *Concessionários da Hyundai do Brasil, que comercializam os modelos HB20 (hatch e sedã) e Creta.

    Entre as marcas de luxo:

    1) BMW (818)
    2) Land Rover (808)
    3) Audi (805)
    4) Mercedes-Benz (785)

    A pesquisa também apontou os cinco atributos mais relevantes para o cliente no mercado brasileiro:

    1) Processo de entrega (24%)
    2) Negociação (21%)
    3) Test drive (21%)
    4) Instalações da loja (18%)
    5) Vendedor (17%)

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