Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Conceito BMW dos anos 90 antecipava design e tecnologias dos carros atuais

O conceito antecipou as grades com design horizontal, tela de infoentretenimento e câmeras no lugar dos retrovisores

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 17 jul 2021, 12h53 - Publicado em 17 jul 2021, 12h51
protótipo BMW dos anos 90
 (Reprodução/BMW)
Continua após publicidade

Quando vemos um design que foge do padrão que estamos acostumados, normalmente tendemos a não gostar da ideia. É o que acontece com a Tesla Cybertruck, considerado futurista e completamente diferente das picapes atuais.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.

Mudanças são estranhas no começo e leva um tempo para que o público se familiarize com o que está sendo proposto. O melhor exemplo disso é o protótipo que a BMW apresentado no último vídeo da série “Inside BMW Classics”. O designer veterano Joji Nagashima, que trabalhou em diversos veículos da marca alemã, apresenta um conceito do início dos anos 90 com elementos e equipamentos para lá de atuais.

O ZBF-7er é o carro-conceito que previa o futuro dos veículos Série 7. Sua principal característica era a grande grade na vertical, utilizada nos dias de hoje e bem diferente para o estilo da época. Outros detalhes que o colocavam à frente de seu tempo eram o capô mais alto, faróis horizontais e faixas cromadas no para-choque dianteiro totalmente integrado.

Continua após a publicidade

O modelo também tinha outras peculiaridades interessantes, como as câmeras que substituíam os retrovisores tradicionais. Hoje, quase 30 anos depois, ainda não é comum vermos carros com essa tecnologia, mas eles já existem e estão à venda no Brasil. As maçanetas são no estilo pop-up, que junto das câmeras, são soluções que ajudam a melhorar a aerodinâmica do veículo.

lateral bmw prototipo anos 90
Para-lamas eram robustos por conta das rodas grandes e uma câmera substituía os espelhos retrovisores. (Reprodução/BMW)

O resto da carroceria – feita de metal batido à mão, na Itália, usando antigas técnicas de construção – segue com um padrão bem discreto, exceto pelas rodas. Segundo Nagashima, elas foram encomendadas e feitas – também à mão – sob medida, já que na época as maiores disponíveis tinham apenas 19 polegadas.

painel protótipo BMW anos 90
(Reprodução/BMW)
Continua após a publicidade

Infelizmente, as filmagens mostram muito pouco da traseira, apenas uma parte das lanternas horizontais e alongadas e a faixa cromada, presente por todo o veículo.

E quem iria imaginar que nos anos 90 um carro já teria central multimídia? Embora a tela fosse pequena comparada às modernas, o sistema vinha integrado com o quadro de instrumentos analógico e era um grande salto tecnológico para a época.

Multimídia BMW protótipo dos anos 90
Cluster com botões analógicos para controlar a tela de infoentretenimento (Reprodução/BMW)

Outra tendência que o protótipo adiantou foram os botões divididos entre o volante e túnel central, permitindo que as saídas de ventilação ocupassem o centro do painel.

Continua após a publicidade
fila traseira do prototipo da BMW dos anos 90
(Reprodução/BMW)

A viagem para o futuro fica completa quando vemos dois laptops, acoplados aos bancos dianteiros, para uso dos passageiros que viajam atrás. Além disso, eles também dispõem de mesa expansível e um conjunto de botões que lembra o atual sistema BMW iDrive.

Embora o veículo seja completo e pronto para dirigir, não foi dito no vídeo qual motor equipa o protótipo. Também não foi explicado o porquê do ZBF-7er nunca ter sido apresentado publicamente, mesmo ele tendo sido bem aceito pelos chefes da BMW da época, como explica Nagashima.

Continua após a publicidade

laptop protótipo BMW anos 90

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.