Conceito sugere novo Mazda Miata como híbrido com motor Wankel e 370 cv
Conceito tem motor Wankel de dois rotores e 370 cv, e ainda resgata os faróis escamoteáveis
A Mazda chegou com estilo ao Salão de Tokyo. O conceito Mazda Iconic SP propõe apenas aquilo que poderia se tornar uma nova geração do esportivo Miata, mas também uma forma diferente de manter os motores a combustão vivos.
Tem robustos 370 cv, muito mais que qualquer Mazda Miata, gerados por um conjunto mecânico híbrido que utiliza um motor Wankel com dois rotores, para gerar energia para o sistema elétrico.
Foi informado também que ele pode funcionar com hidrogênio e outros combustíveis neutros em carbono, além de fornecer energia para uma casa inteira por mais de uma semana. O número de motores elétricos e detalhes do sistema, batizado de R-EV, não foram divulgados.
Uma coisa legal é que o esportivo consegue manter um baixo peso incomum para carros híbridos: apenas 1.450 kg, que é bem distribuída em uma proporção de 50:50, como informa a Mazda.
Suas medidas são 4,18 m de comprimento, 1,85 m de largura, 2,59 m de entre-eixos e 1,15 de altura. Isso significa que ele é 25 cm maior que o Miata atual, mas ainda consegue cumprir a função de ser um esportivo que pode ser tranquilamente usado no dia-a-dia, já que é menor do que muito sedã médio do mercado.
O visual, pelo menos, é promissor. A montadora japonesa parece ter se inspirado em clássicos de décadas atrás. Por isso, criou um carro elegante e simples ao mesmo tempo. Um bom exemplo são os faróis, escamoteáveis como nos MX-5 Miata dos anos 1990. Ainda tem a grade estreita e bem baixa e as linhas arredondadas nas caixas de roda.
Vale fazer um destaque especial para a traseira. A Mazda usou dois pares de luzes em forma de semicírculo que quase se completam. E assim como o logo na grade dianteira, o nome da montadora na parte de trás também é iluminado. Todo o conjunto fica completo com a cor Viola Red, que dá um toque especial de esportividade ao Iconic SP.
O interior repete a fórmula de simplicidade e minimalismo. O que podemos ver da cabine, praticamente monocromática, é que tudo está concentrado na tela central ou em alguns poucos botões no console. E que todas as superfícies parecem forradas de suede.