Relâmpago: Revista em Casa por R$ 9,90

Concessionária Peugeot preserva carros raros da década de 1950

Revenda conserva relíquias históricas da Peugeot, no Uruguai, com direito a um protótipo que bateu três recordes de velocidade na categoria 1.100 cc, em 1947

Por Sidimar Rostan
Atualizado em 29 mar 2025, 14h19 - Publicado em 29 mar 2025, 13h00
Museu da Peugeot
Com o mascote, em forma de leão, em destaque, vê-se ao fundo (da esq. para a dir.) o modelo 203 e o 202 original de fábrica (Sidimar Rostan/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Uma coleção que ocupa metade do salão de uma concessionária no centro de Montevidéu, no Uruguai, preserva verdadeiras joias da marca francesa Peugeot. Fundada na década de 1950, a Sadar mantém em seu acervo modelos raros, carros que representam marcos industriais e um veículo único no mundo: o 202 Darl’Mat, um protótipo que bateu três recordes de velocidade na categoria 1.100 cc, em 1947.

A coleção começou justamente com a restauração desse carro. O trabalho incluiu o envio do 202 Darl’Mat à França, na década de 1990, para a conclusão de detalhes, visando devolver as formas originais à estrutura de alumínio do veículo, que foi construído por Emile Darl’Mat, fabricante de esportivos baseados na Peugeot. O 202 Darl’Mat é derivado do modelo 202.

Museu da Peugeot
O 202 Darl’Mat devidamente restaurado (Sidimar Rostan/Quatro Rodas)
Museu da Peugeot
(Sidimar Rostan/Quatro Rodas)

Conduzido pelos pilotos Charles de Cortanze, Jean Pujol, Marcel Goux, Maurice Goux e Eugène Martin, em uma prova de 12 horas, o Darl’Mat estabeleceu marcas que só seriam superadas nove anos depois: 1.000 milhas a 144,536 km/h, 2.000 quilômetros a 145,045 km/h e 12 horas a 144,548 km/h. Mas sua trajetória quase foi encerrada em solo sul-americano.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Após superar as três marcas históricas no autódromo de Linas-Mont-lhéry, na França, o 202 Darl’Mat foi exposto nos salões de Paris (França), e de Bruxelas (Bélgica), ainda em 1947, e depois foi enviado ao Uruguai. A importação visava o fortalecimento comercial da marca no mercado do país, mas a participação em corridas resultou em dois acidentes graves (para o carro).

Museu da Peugeot
Produzido nos anos 1930, o 201 divide espaço com carrinhos a pedal e outros objetos do museu (Sidimar Rostan/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade
Museu da Peugeot
(Sidimar Rostan/Quatro Rodas)
Museu da Peugeot
(Sidimar Rostan/Quatro Rodas)

A restauração integral do chassi, que recebeu uma carroceria de 4,11 metros de comprimento e 1,495 metros de largura, projetada para favorecer o fluxo de ar, foi coordenada pelo ex-copiloto de rali argentino Horacio Moyano. Com o motor original de quatro cilindros, câmbio de quatro marchas e direção à direita, o 202 Darl’Mat, de apenas 750 quilos, agora ocupa um lugar de destaque em uma coleção de peso.

Continua após a publicidade

Entre os veículos expostos no Museu da Peugeot no Uruguai está o Bébé 1913, o mais antigo da marca no país. Desenhado por Ettore Bugatti, o primeiro modelo da montadora a ultrapassar a marca de 3.000 unidades vendidas divide espaço com outros nove clássicos, incluindo um 201, um 203, dois 403, nas versões sedã e picape, e o lendário 504 Coupé, assinado por Pininfarina.

Museu da Peugeot
O popular Bébé 1913 foi desenhado por Ettore Bugatti, enquanto o 404 Cabriolet é criação da Pininfarina (Sidimar Rostan/Quatro Rodas)
Museu da Peugeot
(Sidimar Rostan/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade
Museu da Peugeot
(Sidimar Rostan/Quatro Rodas)

O acervo museológico da Sadar ostenta, ainda, um modelo 402, um 404 conversível, um 406 e uma moto da década de 1970. A coleção inclui dezenas de miniaturas, carros de pedal, diferentes máquinas produzidas pela marca e um outro modelo único: o protótipo número 4 do 205 Turbo 16, único sobrevivente do processo de desenvolvimento do clássico da Peugeot, produzido em 1983.

Delimitando o espaço do Museu da Peugeot no Uruguai, em lugar de destaque da Sadar (na rua Paraguai, 1.579), uma linha do tempo ilustra a evolução da montadora ao longo da história, apresentando, em paralelo, as transformações do leão como símbolo de resistência, brindando os visitantes com exemplares de todas as logomarcas já utilizadas pela fabricante francesa. O local pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h30. A entrada é gratuita.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
ABRIL DAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.