De Cronos a Versa: confira os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil
Muitos hatches, alguns sedãs e apenas um SUV, mas o melhor é que a grande maioria está abaixo dos R$ 100.000
Se você é do time que preza pelo conforto, então o câmbio automático é praticamente indispensável no seu veículo. Porém, mesmo que com o passar dos anos ele tenha se tornado mais “democrático”, aparecendo em uma faixa maior de segmentos, a alta nos preços dos automóveis ainda faz com que as versões automáticas fujam do que é tipo como popular.
Um exemplo são os modelos de entrada, como Fiat Mobi e Renault Kwid, que mesmo ficando mais tecnológicos com o passar dos anos, ainda não trazem uma transmissão automática. Nem mesmo nas versões topo de linha.
Para te ajudar na hora escolher o seu carro automático, QUATRO RODAS aponta os 10 – e mais alguns – modelos automáticos do mercado brasileiro. Um spoiler: praticamente todos os carros listados estão abaixo dos R$ 100.000.
Confira abaixo quais são os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil em 2022
1 – Fiat Cronos 1.3 Drive CVT (R$ 88.790)
O Fiat Cronos 2023 foi lançado no final de julho e a principal novidade foi a adoção do motor 1.0 do Fiat Argo, que ajudou a derrubar o preço da versão de entrada em mais de R$ 10.000.
Porém, seu velho companheiro, o 1.3 Firefly de até 107 cv, agora está acompanhado do câmbio CVT, assim como acontece na Fiat Strada e Pulse. Com essa configuração, o Cronos ganha o título de carro automático mais barato do Brasil, custando R$ 88.490.
Mas não é só isso. Também é válido mencionar que a versão topo de linha, Precision, repete a mesma configuração mecânica e tem alguns itens a mais por cerca de R$ 5.000 de diferença.
Custando R$ 93.490, o Cronos Precision está longe de figurar entre os automáticos mais caros e ainda traz câmera de ré, faróis de neblina com função cornering, rodas de liga leve de 16’’ e retrovisores laterais elétricos.
2- Chevrolet Onix 1.0 Turbo AT (R$ 90.860)
Atualmente, o Chevrolet Onix é um dos modelos mais queridos pelos brasileiros e quase todos os meses aparece na lista de mais vendidos. E o fato dele ser o segundo automático mais barato do mercado ajuda muito. Por R$ 90.860 é possível comprar o Onix 1.0 Turbo com motor de 116 cv e câmbio automático de seis marchas.
Com o mesmo conjunto mecânico, mas com a adição de alguns equipamentos como central multimídia de 8’’, rodas de liga leve de 15’’, controle de tração e estabilidade, regulagem de profundidade e altura do volante e retrovisores externos elétricos, é possível ainda levar a versão Turbo LT AT por R$ 94.350 e, ainda assim, você não estaria comprando o veículo automático mais caro do mercado.
3 – Toyota Yaris Hatch XL CVT (R$ 93.590)
Diferente dos outros dois, o Toyota Yaris Hatchback traz o câmbio CVT de sete marchas simuladas a partir da sua versão de entrada, a XL, que está custando R$ 93.590.
De novo, o modelo trouxe em 2023 apenas o motor 1.5 aspirado de até 110 cv. Por se tratar de uma versão básica, fica devendo em acabamento e equipamentos, mas ele tem alguns itens interessantes, como sete airbags, central multimídia de 7’’, duas portas USB para o banco traseiro, DLRs de LED, além de alertas de pré-colisão e troca de faixas.
4- Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT6 (R$ 93.990 )
A principal novidade desta lista é o recém-lançado Citroën C3. Com a proposta de se posicionar entre os compactos topo de linha e os hatches de entrada, o novo C3 aproveita sua extensa faixa de preço para ser um dos automáticos mais baratos do Brasil.
Equipado com o motor 1.6 flex de até 120 cv e câmbio automático de seis marchas, a versão Feel Pack também é a mais bem equipada e tem câmera de ré, rodas diamantadas e volante de couro. Ela só não é a topo de linha, pois a edição limitada First Edition está saindo por R$ 97.990 e traz o mesmo pacote de equipamentos e motorização, com alguns elementos visuais a mais.
5 – Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo AT (R$ 96.640)
Agora aparecendo na carroceria sedã, o Onix é um dos últimos automáticos que você vai encontrar por menos de R$ 100.000. A versão Turbo AT e está custando R$ 96.640 e tem o mesmo trem de força do hatchback, mas não traz nenhuma novidade no quesito equipamentos.
O mesmo vale para o Onix Plus Turbo LT, que apesar de custar R$ 100.120, ainda é um dos modelos mais automáticos mais baratos do Brasil.
6 – Peugeot 208 1.6 Active – (R$ 96.990)
A estratégia da Stellantis para suas marcas francesas é fazer com que a Peugeot seja um pouco mais voltada para o luxo e é por isso que o 208 é um pouco mais caro que o C3, porém é mais bem equipado.
Os dois utilizam o mesmo trem de força, mas o 208 traz um pacote de equipamentos mais refinado. Custando R$ 96.990, a versão Active traz os mesmos equipamentos da variante mais básica, equipado com motor 1.0 e câmbio manual, mas ganha o acréscimo do piloto automático adaptativo.
Por exatos R$ 3.000 a mais é possível levar o 208 Allure. Esse é mais sofisticado com faróis de LED, bancos e volante em couro, teto solar, câmera de estacionamento e sensor de ré, equipamentos difíceis de encontrar nessa lista.
7 – Toyota Yaris Sedã XL (R$ 97.290)
A situação entre Yaris é bem semelhante ao que vimos no Onix. Entre as versões XL hatch e sedã, a única coisa que muda é o preço e, claro, a carroceria. O três volumes parte de R$ 97.290 e tem como principais atrativos os sete airbags, central multimídia de 7’’, duas portas USB para o banco traseiro, DLRs de LED, além de alertas de pré-colisão e troca de faixas.
8 – Citroën C4 Cactus Live 1.6 AT (R$ 99.160)
Único SUV da lista, o C4 Cactus Live pode ser comprado por R$ 99.160, graças aos diversos descontos oferecidos pela marca. Nessa versão, ele é equipado com o motor 1.6 aspirado de 120 cv e câmbio automático de seis marchas sequenciais.
Embora seja a mais simples, a versão Live traz de série central multimídia de 7’’, DLR em LED, assistente de rampa, ar-condicionado digital e painel de instrumentos digital.
9 – Hyundai HB20 Comfort AT (R$ 99.890)
Ao lado do Cronos e do C3, o Hyundai HB20 é um dos modelos mais recentes da lista. Além da reestilização que o hatch sofreu esse ano, suas versões mudaram e, agora, a Comfort é a mais barata com o câmbio automático de seis marchas, que está acoplado ao motor 1.0 Kappa aspirado de até 80 cv.
Diferente dos rivais, como o Onix e Yaris, o HB20 aparece na lista apenas na versão hatchback. O HB20S, na versão Comfort automática, ultrapassa a casa dos cem mil e está saindo por R$ 105.590.
10 – Nissan Versa 1.6 Sense CVT (R$ 101.330)
O Nissan Versa 1.6 Sense CVT é o único modelo que custa mais de R$ 100.000 nessa lista. Ele está longe de ser o sedã automático mais barato, já que Cronos, Yaris e Onix Plus oferecem pelo menos uma versão mais barata.
Mas a favor do Versa, que custa R$ 101.330, está o conforto e bom espaço interno, principalmente para quem está no banco traseiro. Mas o motor 1.6 flex de até 114 cv, acaba tendo desempenho inferior ao de rivais diretos como o próprio Onix Plus. A lista de equipamentos traz itens interessantes como sensor de estacionamento e assistente de rampa, porém não há central multimídia.