O fim da história do Nissan March no Brasil está próximo. A fabricante japonesa decidiu encerrar a produção nacional do hatch compacto em setembro.
O youtuber André Gessner levantou a bola: em reunião entre os diretores de concessionárias e representantes da Nissan foi anunciado o fim da produção do March nas próximas semanas. Procurada por QUATRO RODAS, a Nissan emitiu o seguinte comunicado:
“Como parte natural do ciclo de vida do produto e para a adequação de sua capacidade de produção à realidade do mercado, a Nissan decidiu encerrar a fabricação do Nissan March em seu Complexo Industrial de Resende. A Nissan assegura que mantém inalterado todos os serviços de manutenção e reposição de peças para os proprietários das diferentes versões do modelo, que teve uma longa trajetória de sucesso no país.”
Foi o Nissan March o responsável pelo início da produção da fábrica da Nissan em Resende (RJ), em 2014, junto com sua reestilização. Mas chegou ao Brasil antes, em 2011, importado do México.
Foi o primeiro carro popular da Nissan no Brasil e só não fez mais sucesso porque o regime de cotas de importação (já extinto) não permitiu. Em 2012, o limite (em dinheiro) de importação da Nissan foi alcançado cerca de 5 meses antes do ano acabar e tanto o March como como o sedã Versa desapareceram das lojas.
Na época, ambos viviam seu auge: Hyundai HB20, Toyota Etios, Chevrolet Onix e atual Ford Ka ainda não haviam sido lançados. Mas depois, quando foi reestilizado e nacionalizado, o Nissan March já havia sido deixado para trás pelos rivais.
Com o fim da linha para o March, a fábrica de Resende passa a ser ocupada pela antiga geração do Versa, agora chamada V-Drive, e pelo Kicks, que será reestilizado no início de 2021.
De acordo com o parceiro Autos Segredos, um SUV compacto de entrada baseado no visual do Magnite será lançado em 2022 para assumir o posto de carro de entrada da Nissan no Brasil.
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