Conheça a família que se reúne na pista, correndo com Opalas
Dimas de Melo Pimenta compartilha sua paixão pelas pistas com os filhos - com direito até a pista particular para os treinos
O assunto de domingo na casa da família Pimenta gira sempre em torno do mesmo assunto: automobilismo. A paixão do patriarca, Dimas de Melo Pimenta, 68, pelas pistas contagiou os três filhos. “Meus filhos correm de kart desde os 12 anos. O mais novo pilota desde os 7 porque falsifiquei a certidão dele para 8 anos. A mãe dele quase me matou”, conta Pimenta.
LEIA MAIS:
> Conheça o colecionador que acumula doze Opala SS
O dono da Dimep, tradicional empresa de relógios de ponto fundada em 1936, dedicou-se por 46 anos às pistas. Começou em 1969 com o seu Corcel. “Era o meu carro do dia a dia. Eu cuidava da parte mecânica e minha mulher o adesivava.” Por três anos foi piloto de testes da Volkswagen e por 15 disputou a Stock Car ao lado de feras como Ingo Hoffman, Chico Serra e Paulo Gomes. “Pra mim sempre foi uma grande diversão e nunca vi como profissão, até porque não podia dedicar todo o meu tempo.”
Há dez anos o patriarca estava afastado da velocidade, mas decidiu voltar por ter a oportunidade única de correr acompanhado de seus três filhos – para treinar com eles, resolveu até construir uma pista particular em sua fazenda no interior paulista. Todos eles já atuam nas pistas: o mais velho, Dimas III, foi campeão brasileiro de rali, Rodrigo Pimenta foi vice-campeão brasileiro de Stock Car Light e Alex Pimenta disputou a Fórmula 200.
A categoria escolhida para a reunião de família foi a Old Stock, na qual só podem participar Opalas de 1975 a 1979. “É uma verdadeira curtição entre pai e filhos. O maior prazer do mundo.”
Os dois Opalas – modelos 1978 e 79 – passaram por uma preparação limitada pelo regulamento da categoria. Eles são equipados com o clássico motor 6 cilindros com 4,1 litros carburado que, com as devidas preparações, alcança 350 cv, potência máxima permitida pelo regulamento. O ganho de desempenho deve-se principalmente à troca do coletor de escape e comando de válvulas originais.
O sistema de freios combina discos frisados Freemax com pinças e pastilha Sigma. A transmissão foi substituída pela Clark tipo H de 5 marchas, a mesma da picape F-1000. Os pneus são Pirelli Phantom 205/55 R16 com rodas de liga leve 16×7”, enquanto a suspensão recebe modificações nas cargas de molas e amortecedores.
Na 6° etapa da Old Stock disputada no fim de outubro em Goiânia, cada um dos Opalas ganhou uma bateria, garantindo a presença da família no pódio.