Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Conheça a família que se reúne na pista, correndo com Opalas

Dimas de Melo Pimenta compartilha sua paixão pelas pistas com os filhos - com direito até a pista particular para os treinos

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 nov 2016, 19h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Família Dimep
    Dimas com os filhos mais novos, Alex (à esq.) e Rodrigo, reunidos na pista de casa (Quatro Rodas)

    O assunto de domingo na casa da família Pimenta gira sempre em torno do mesmo assunto: automobilismo. A paixão do patriarca, Dimas de Melo Pimenta, 68, pelas pistas contagiou os três filhos. “Meus filhos correm de kart desde os 12 anos. O mais novo pilota desde os 7 porque falsifiquei a certidão dele para 8 anos. A mãe dele quase me matou”, conta Pimenta.

    LEIA MAIS:

    > Conheça o colecionador que acumula doze Opala SS

    > Grandes Brasileiros: Chevrolet Opala Diplomata SE

    > Grandes Brasileiros: Chevrolet Opala Comodoro SL/E cupê

    O dono da Dimep, tradicional empresa de relógios de ponto fundada em 1936, dedicou-se por 46 anos às pistas. Começou em 1969 com o seu Corcel. “Era o meu carro do dia a dia. Eu cuidava da parte mecânica e minha mulher o adesivava.” Por três anos foi piloto de testes da Volkswagen e por 15 disputou a Stock Car ao lado de feras como Ingo Hoffman, Chico Serra e Paulo Gomes. “Pra mim sempre foi uma grande diversão e nunca vi como profissão, até porque não podia dedicar todo o meu tempo.”

    O patriarca já tinha 46 anos de experiência nas pistas - e resolveu voltar com os filhos!
    O patriarca já tinha 46 anos de experiência nas pistas – e resolveu voltar com os filhos! (Jonas Tucci/Quatro Rodas)

    Há dez anos o patriarca estava afastado da velocidade, mas decidiu voltar por ter a oportunidade única de correr acompanhado de seus três filhos – para treinar com eles, resolveu até construir uma pista particular em sua fazenda no interior paulista. Todos eles já atuam nas pistas: o mais velho, Dimas III, foi campeão brasileiro de rali, Rodrigo Pimenta foi vice-campeão brasileiro de Stock Car Light e Alex Pimenta disputou a Fórmula 200.

    Continua após a publicidade

    A categoria escolhida para a reunião de família foi a Old Stock, na qual só podem participar Opalas de 1975 a 1979. “É uma verdadeira curtição entre pai e filhos. O maior prazer do mundo.”

    Os dois Opalas – modelos 1978 e 79 – passaram por uma preparação limitada pelo regulamento da categoria. Eles são equipados com o clássico motor 6 cilindros com 4,1 litros carburado que, com as devidas preparações, alcança 350 cv, potência máxima permitida pelo regulamento. O ganho de desempenho deve-se principalmente à troca do coletor de escape e comando de válvulas originais.

    Os Opala 1978 e 1979 que embalam a família Dimas na Old Stock
    Os Opala 1978 e 1979 que embalam a família na Old Stock (Jonas Tucci/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    O sistema de freios combina discos frisados Freemax com pinças e pastilha Sigma. A transmissão foi substituída pela Clark tipo H de 5 marchas, a mesma da picape F-1000. Os pneus são Pirelli Phantom 205/55 R16 com rodas de liga leve 16×7”, enquanto a suspensão recebe modificações nas cargas de molas e amortecedores.

    Na 6° etapa da Old Stock disputada no fim de outubro em Goiânia, cada um dos Opalas ganhou uma bateria, garantindo a presença da família no pódio.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.