Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Assine a partir de 9,90

Conhecemos o novo pneu Pirelli P Zero feito por inteligência artificial

Desenvolvido com uso de IA, pneu Pirelli P Zero chega à quinta geração em quatro modelos diferentes

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 jun 2025, 17h00
 (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Embora nas ruas poucos consumidores prestem atenção aos pneus, nas pistas de corrida, pneus dividem as conquistas alcançadas com carros, equipes e pilotos. É por isso que fabricantes como Pirelli, Goodyear e Michelin, entre outros, participam de competições mundo afora, uma vez que essa associação é uma poderosa ferramenta de marketing, além de um laboratório para desenvolvimento de novas tecnologias. O exemplo mais contundente desse benefício talvez seja o do pneu Pirelli P Zero, que nasceu nas pistas e graças a elas fez fama maior do que qualquer outro modelo, individualmente.

O P Zero surgiu em 1985 para equipar um carro de rali, o Lancia Delta S4, e como o regulamento da categoria exigia que esse carro tivesse versões de rua, o P Zero passou a vir como equipamento original do chamado Lancia Delta S4 Stradale. O P Zero foi classificado como primeiro da categoria Ultra High Performance. E, logo em seguida, mais precisamente em 1987, equipou nada menos que a Ferrari F40. Daí em diante sua carreira decolou, sendo homologado para supercarros como Lamborghini Countach, Pagani Zonda, McLaren P1, Aston Martin Vanquish e várias gerações do Porsche 911.

Lancia
O Lancia Delta S4 foi o primeiro carro de rua a usar o P Zero (Divulgação/Quatro Rodas)

Este ano, durante a comemoração de 40 anos, da qual QUATRO RODAS foi a única publicação do Brasil a participar, a Pirelli apresentou a quinta geração do P Zero, que chega reposicionado ao mercado. Agora ele não é mais apenas um pneu para superesportivos, mas também tem versões para carros de alto desempenho que são usados no dia a dia.

Segundo o vice-presidente técnico da Pirelli, Piero Misani, o uso de inteligência artificial no desenvolvimento da nova geração permitiu à empresa oferecer um tipo de pneu adequado para quatro perfis de uso diferentes. O P Zero Trofeo RS é agora o que P Zero foi na origem: um pneu de alta performance para hiper e supercarros usados por entusiastas em condições extremas. O P Zero R se destina a carros esportivos dirigidos esportivamente por pessoas comuns; enquanto o P Zero, sem nenhum complemento no nome, atende carros de alto desempenho, mas não necessariamente esportivos usados em condições de uso normal. E há ainda o P Zero E, desenvolvido para equipar modelos elétricos, que são mais pesados e possuem elevado torque instantâneo.

Continua após a publicidade
Ferrari F40
Calçando a lendária F40, o pneu ganhou fama mundial (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Segundo a Pirelli, os pneus oferecidos nas medidas de 225 a 325 (banda), 30 a 45 (perfil), 18 a 23 (aro) e W e Y (velocidade) serão vendidos no Brasil de acordo com procura. Durante a apresentação da nova geração, foi possível ver que, pelo menos, o modelo Trofeo RS já exibe o selo de homologação junto ao Inmetro.

Pagani Pirelli
Hoje, o P Zero equipa hipercarros como o Pagani Huayra (Divulgação/Quatro Rodas)

Na indústria de pneus é comum se dizer que a tecnologia é como um cobertor curto que não consegue suprir todas necessidades. Sempre que cobre uma parte, descobre outra. No caso prático, sempre que diminui a resistência ao rolamento, por exemplo, pensando em contribuir para a redução do consumo de combustível, a tendência é que aumente o nível de ruído e diminua a aderência, como efeitos colaterais. O desafio das novas tecnologias é atender um compromisso sem prejudicar ou prejudicando o mínimo o outro. Pelo que se vê na nova linha do P Zero, esse objetivo está sendo alcançado. Por meio do design da banda, dos novos materiais e também dos processos construtivos, a indústria está conseguindo esticar esse tal cobertor.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Diferentes tipos de pneus se ajustam às condições de rodagem e de uso

Pirelli P Zero
(Divulgação/Quatro Rodas)

P Zero

Continua após a publicidade

Projetado para modelos com desempenho superior, usados em condições do dia a dia

Pirelli P Zero E
(Divulgação/Quatro Rodas)

P Zero E

Desenvolvido para garantir tração, segurança e durabilidade, para carros elétricos

Continua após a publicidade
Pirelli P Zero R
(Divulgação/Quatro Rodas)

P Zero R

Pensado para automóveis e SUVs que podem ser dirigidos esportivamente por seu donos

Pirelli P Zero Trofeo RS
(Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

P Zero Trofeo RS

Para garantir alto desempenho em pista, equipando hipercarros e superesportivos

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.