Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Corrida de faróis

BMW e Audi anunciam quase ao mesmo tempo a chegada de carros com iluminação por laser

Por Hairton Ponciano Voz | Infográfico Marcelo Garcia
Atualizado em 9 nov 2016, 14h00 - Publicado em 31 ago 2014, 14h11
geral

Depois do xenônio e do led, estamos entrando na era da iluminação: a dos faróis de laser. Os alemães saíram na frente. Nas pistas, a primazia foi da Audi. Na 24 Horas de Le Mans, disputada em junho, o protótipo Audi R18 e-tron (que papou o primeiro e o segundo lugares da prova) iluminou retas e curvas muito antes dos rivais, graças à nova tecnologia.

Nas ruas, a competição iluminada tem sido mais parelha.Tanto BMW como Audi se intitulam como a primeira a oferecer o recurso. A montadora de Munique soltou um comunicado à imprensa em fevereiro, anunciando seu recém-lançado esportivo i8 como o primeiro veículo de série com faróis de laser (e alertando que eles serão oferecidos como opcionais). Em maio, a concorrente de Ingolstadt divulgou que a série especial R8 LMX é a primeira a vir com a tecnologia laser, também nos faróis altos. A disputa agora é saber quem chega antes ao mercado: o BMW i8 está previsto para novembro e o Audi R8 para “este verão” (o que na Europa seria entre junho e setembro).

O melhor disso é que, enquanto as alemãs disputam a corrida dos faróis, os caminhos noturnos vão ficando mais claros. Os faróis de laser oferecem uma série de vantagens em relação aos convencionais e mesmo aos de xenônio e leds, como se pode ver ao lado. Além de mais seguros (por iluminar mais e melhor), eles são mais econômicos e ambientalmente amigáveis. Por não aquecer, o diodo de laser não disperdiça energia em forma de calor e, por ser mais leve, colabora no esforço das fábricas para a redução de peso.

COMO FUNCIONA

Os diodos de laser (1) emitem primariamente uma luz azulada. Os feixes de luz são orientados por rebatedores (2) até um conversor fluorescente à base de fósforo (3). A convergência resulta em uma luz branca de forte intensidade, que é espelhada pelo refletor (4).

DURABILIDADE

Especialistas afirmam que a vida útil de um diodo de laser é de cerca de 15 000 horas, a mesma de um led. Mas um farol de xenônio dura cerca de 2 000 horas e uma lâmpada incandescente funciona bem menos: de 500 a 1 000 horas.

DESIGN

Do tamanho de 1 mm2, o diodo de laser permite o uso de faróis mais compactos. No caso do BMW i8, um refletor com menos de 30 mm2 de diâmetro é suficiente, enquanto um refletor de xenônio precisa ter ao menos 70 mm2 e os destinados à lâmpadas halógenas e de xenônio exigem um conjunto de aproximadamente 120 mm2.

BRILHO

A intensidade de luz de um diodo de laser é dez vezes maior que a gerada por um led, o qual por sua vez se iguala ao xenônio, que produz uma luz três vezes mais brilhante que a de um farol convencional.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.