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Cuidado: batidas (mesmo as mais leves) podem doer muito no bolso

É isso que mostra um levantamento que indica o custo de reparação dos automóveis vendidos no país

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 24 dez 2019, 14h00 - Publicado em 24 dez 2019, 13h00
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    Os custos de reparação dependem das características dos carros. (Divulgação/Internet)

    O Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) divulgou a lista da 11a edição do Car Group, um estudo da entidade que tem por objetivo indicar, dentre os modelos avaliados, aqueles com o menor custo de reparabilidade do Brasil.

    Criado em 1999, o índice compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo. após impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita.

    No Cesvi, técnicos analisam a pintura do Cruze
    Os custos de reparação são usados pelas seguradoras para calcular os preços dos seguros (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    A lista foi dividida em onze categorias: hatch sub-compacto, hatch compacto, hatch compacto off-road, picape compacta cabine simples, picape compacta cabine dupla, sedã compacto, sedã médio, minivan compacta, SW compacta, utilitário esportivo e utilitário esportivo off-road.

    O Cesvi indica que são três os pontos principais analisados para a formação do ranking:

    Reparo: após o crash-test realizado na pista de impacto, são analisados os danos causados e realizado o processo de reparação;

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    Estrutura e componentes: travessas com crash-box, absorvedores de impacto, deformações programáveis nos componentes e tipos de painel utilizados (parafusado, soldado ou front-end) são apenas alguns dos itens que passam pela avaliação do corpo técnico;

    Custos: após o reparo, o CESVI analisa a cesta de peças, com os itens que mais sofrem sinistros como porta, capô, farol, lanterna, para-lama, entre outros. Outros pontos analisados são os custos de cada componente e o tempo de mão de obra para finalização do reparo.

    Por fim, vale ressaltar: quanto menor é o índice Car Group de um carro, melhor, pois mais baixo é o custo de sua reparação.

    Veja a seguir os resultados do levantamento mais recente:

    Volkswagen Up! 2020
    Apesar de compacto, o Up! se saiu bem no teste de impacto (Divulgação/Volkswagen)
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    Hatch subcompacto

    Posição Modelo Car Group
    1 Volkswagen Up! 10
    2 Caoa Chery New QQ 16
    Cuidado: batidas (mesmo as mais leves) podem doer muito no bolso
    O Polo foi o melhor em sua categoria. (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Hatch compacto

    Posição Modelo Car Group
    1 Volkswagen Polo 12
    2 Volkswagen Fox 17
    3 Citroën C3 19
    4 Volkswagen Gol 20
    5 Renault Sandero 21
    6 Caoa Chery Celer 22
    7 Toyota Etios 23
    8 Chevrolet Onix Joy 27
    9 Peugeot 208 30
    10 Fiesta 35
    11 Uno 45
    12 Palio 55
    13 March 58

     

    Hatch compacto off-road

    Posição Modelo Car Group
    1 Volkswagen Cross Up! 10

     

    VW-Saveiro-Robust.jpg
    A Saveiro está sozinha no ranking porque foi a única picape avaliada. (Acervo/Quatro Rodas)
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    Picape compacta cabine simples

    Posição Modelo Car Group
    1 Volkswagen Saveiro 26

     

    Picape compacta cabine dupla

    Posição Modelo Car Group
    1 Volkswagen Saveiro 27

     

    Virtus Comfortline 200 TSI (1)
    A VW foi a marca melhor avaliada na pesquisa (Acervo/Quatro Rodas)

    Sedã compacto

    Posição Modelo Car Group
    1 Volkswagen Virtus 10
    2 Toyota Etios 20
    3 Chevrolet Prisma 26
    3 Volkswagen Voyage 26
    5 Caoa Chery Celer 27
    6 Fiat Grand Siena 45

     

    Sedã médio

    Posição Modelo Car Group
    1 Citroën C4 Lounge 42
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    Citroen-AirCross-2016 (7).jpg
    A Citroën teve três modelos submetidos aos testes: C3, C4 Lounge e Aircross. (Acervo/Quatro Rodas)

    Minivan compacta

    Posição Modelo Car Group
    1 Citroën Aircross 41

     

    SW compacta

    Posição Modelo Car Group
    1 Volkswagen Spacefox 18
    2 Fiat Palio Weekend 60

     

    volkswagen_-t-cross_250_tsi_highline_575
    O T-Cross estreou no segmento e já se saiu bem entre os SUVs (Divulgação/Volkswagen)

    Utilitário esportivo

    Posição Modelo Car Group
    1 Volkswagen T-Cross 16
    2 Ford EcoSport 37
    3 Peugeot 2008 43
    4 Renault Duster 47
    5 Caoa Chery Tiggo 2 51
    6 Jeep Renegade 53
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    sUZUKI jIMNY
    Entre os jipinhos, o único representante é o Jimny (Divulgação/Suzuki)

    Utilitário esportivo off-road

    Posição Modelo Car Group
    1 Suzuki Jimny 43

     

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