Curitiba instalará radar de velocidade média
Medida será limitada a uma avenida e ainda não renderá multas
Para aqueles com o costume de acelerar além do limite de velocidade e aproveitam o conhecimento das vias para burlarem os radares freando em cima uma medida promete acabar com esta “esperteza”. A cidade de Curitiba, no Paraná, irá instalar na Avenida Fredolin Wolf, com limite de 60 km/h, radares de velocidade média.
O novo equipamento irá medir o tempo que cada veículo demorou para percorrer a distância entre dois pontos e, caso este número seja inferior a 60 segundos, o infrator poderia ser multado por excesso de velocidade. Inicialmente, não é isso que irá acontecer, já que os radares serão usados apenas para medir a velocidade média durante o dia na avenida.
O Código de Trânsito Brasileiro não permite o uso de radares de velocidade média para aplicação de multas e como instrumento para garantir maior segurança no trânsito, mas a proposta que deixaria livre a sua adoção já está em tramitação no Congresso Nacional. Enquanto este cenário não muda, os “apressadinhos” já podem ir se acostumando com a ideia.