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Dacia lamenta por não ter Sandero R.S, mas estreia motor Mercedes

Restrição impede que marca romena venda versão esportiva desenvolvida no Brasil; Motor 1.3 também é usado no Classe A

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 3 out 2018, 13h40 - Publicado em 3 out 2018, 13h38
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    Dacia Sandero reestilizado tem visual diferente do que será adotado no Brasil (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    Filho ingrato. É assim que a Dacia poderia definir o Sandero R.S., versão esportiva do modelo desenvolvido pela marca em parceria com a Renault Sport.

    Isso porque o hatch de dinâmica surpreendente atiçou o desejo dos europeus, sedentos por um esportivo acessível. Mas eles não vão poder ter um. Em compensação, porém, tiveram a possibilidade de usar um motor 1.3 feito em parceria com a Mercedes-Benz.

    Mas antes vamos explicar a questão do Sandero R.S. Ou melhor, quem fará isso é Orianne Tamburini, gerente de produto da Dacia.

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    Na traseira, lanternas e para-choque são novos (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    “Temos acompanhado a recepção positiva do modelo na América Latina. Porém, como ele foi desenvolvido pela Renault Sport, não podemos vendê-lo na Europa como Dacia”, explicou a executiva à QUATRO RODAS.

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    Segundo Tamburini, a marca já notou o desejo por parte de seus consumidores e imprensa pelo hatch com motor 2.0 de 150 cv.

    Para atravessar o oceano, o modelo teria que ser vendido sob um braço esportivo da Dacia e ser desvinculado da Renault Sport.

    Mercados como Turquia e África do Sul não têm essa limitação – por lá o Sandero também é Renault. Mas Tamburini desconhece estudos para que o R.S. também seja vendido nesses países.

    Divisão

    Atualmente a Dacia está criando uma divisão mais intensa entre ela e a companhia-mãe, a Renault.

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    Brasil terá um novo Duster, mas ele não será igual ao europeu da foto (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    “Teremos uma linha de produtos exclusiva para o mercado europeu. Por conta disso, não há a possibilidade de vendermos modelos de baixo volume por aqui, como a Oroch e o Logan Stepway”, detalha Orianne.

    Os últimos produtos da marca a chegarem por aqui são o novo Duster e a próxima reestilização da família Sandero.

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    SUV manteve o porte da geração anterior (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)
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    Este último, aliás, já terá uma diferença exclusiva para a região, conforme QUATRO RODAS antecipou em primeira mão.

    Após este ciclo, os modelos que a Renault venderá no Brasil serão visualmente idênticos aos ofertados em outros países. O conjunto mecânico, no entanto, será adaptado às necessidades locais (leia-se: simplificado).

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    Interior é novo, mas ainda é muito simples (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    Isso já acontece com o Captur, que tem o design idêntico ao homônimo europeu, mas sobre a plataforma do Duster, mais simples que o conjunto do Clio, no é baseado o SUV europeu.

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    Turbão

    Quem não tem R.S. caça com turbo, já diria um ditado que nunca existiu. A Dacia apresentou no Salão de Paris o novo Duster com motor 1.3

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    Motor 1.3 turbo foi desenvolvido em parceria com a Mercedes (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    O quatro-cilindros turbo pode gerar 130 cv ou 150 cv, de acordo com a versão. O propulsor foi desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz e é o mesmo usado no novo Classe A e Classe A Sedan – que, inclusive, estão confirmados para o Brasil.

    Por aqui o conjunto deve estrear no Arkana, inédito SUV com perfil de cupê que chegará ao país no ano que vem.

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