Depois de tornar freios ABS e airbag duplo itens obrigatórios em veículos comercializados no Brasil a partir de 2014, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, na última quarta-feira (16), a obrigatoriedade do controle de estabilidade (ESP ou ESC) para 2020. A medida já foi aprovada, mas deverá ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a lei será aplicada em duas fases. A primeira, em 2020, será válida para modelos novos ou que passaram por grandes mudanças com homologação feita após a data de publicação da resolução pelo Contran. Já a segunda, que entrará em vigor em 2022, afetará todos os modelos zero quilômetro comercializados no país, mesmo que tenham sido lançados antes de 2020.
>> Extintor pode voltar a ser obrigatório para veículos de passeio
>> Aviso direto ao consumidor sobre recall deve se tornar obrigatório
>> Garagem QR: como funciona o alinhamento em carros com ESP?
Predominante em modelos mais caros, o controle de estabilidade corrige a trajetória do veículo em casos de perda de aderência dos pneus em curvas feitas em alta velocidade ou em desvios bruscos de rota. Ao perceber, através de sensores, que o veículo sairá de sua trajetória, o sistema atua automaticamente acionando os freios ou reduzindo a aceleração do motor para minimizar os riscos de acidentes.