Depois do karaokê, mesa de jantar pode virar tendência em carros chineses?
O presidente da marca chinesa queria mostrar como a nova minivan Zeekr Mix pode ser versátil, mas o público achou a ideia no mínimo ridícula
Houve uma época em que os maiores luxos que um carro nacional poderia ter era um toca fitas e um ar-condicionado. Hoje, ar-condicionado é padrão e são poucos os que compram carros 0-km sem central multimídia. Na China, porém, as exigências dos clientes são muito diferentes.
Muitos itens que antes eram supérfluos passam a ser cada vez mais obrigatórios. E a consequência disso são ideias mirabolantes para adicionar cada vez mais equipamentos de entretenimento nos carros. Os chineses são grandes entusiastas disso. Nos BYD, é possível instalar um aplicativo de karaokê na central multimídia porque este é um recurso muito desejado pelos chineses. E é justamente da China que vem uma nova tendência: mesas de jantar dentro do carro.
A propaganda em questão é da Zeekr, que acaba de estrear no Brasil. Em um vídeo postado pelo vice-presidente, Yang Dancheng, em sua conta na rede social Weibo, ele aparece pronto para saborear uma refeição no interior da minivan elétrica Mix. Há espaço suficiente para quatro pessoas, assentos dianteiros giratórios e uma mesa central, onde estão diferentes ingredientes e uma panela elétrica com caldo quente.
O vídeo rapidamente viralizou na rede social chinesa. E muitos começaram a questionar se realmente é prático fazer uma refeição como essa em uma minivan, principalmente, se ela estiver em movimento. Muitos também questionaram o cheiro no interior do veículo, mas outros acharam uma boa ideia, principalmente para fazer atividades ao ar livre.
Em defesa do seu produto, Yang Dancheng respondeu os comentários dizendo que existem diversos usos para a mesa. Fazer uma refeição foi só uma ideia — talvez não das melhores. “O espaço interior pode ser muito modificado, [as pessoas] podem jogar cartas, beber chá e conversar”, explicou o executivo. Convenhamos que isso em uma viagem muito longa pode até ser útil. Sobre o cheiro, ele afirma que a Mix tem um bom sistema de ventilação.
Apesar das explicações a aceitação na comunidade chinesa não foi e as críticas foram mais negativas do que positivas. “O que você vai fazer com o cheiro e os respingos de óleo?”, “Eu não permitiria que alguém fumasse no meu carro, muito menos fizesse uma refeição quente.”, foram algumas das mensagens deixadas no Weibo.
Toda repercussão levou obrigou Yang a dar uma resposta sobre o vídeo. “A intenção original era mostrar os diversos cenários em que o Zeekr MIX pode ser usado. Eu não esperava que isso desencadeasse uma discussão tão extensa. Obrigado por todas as sugestões e comentários.”, respondeu.
A ideia central era mostrar a versatilidade do carro. Realmente, seus bancos dianteiros giratórios e a mesa podem vir a calhar em diversas situações, mas preparar uma refeição não é a melhor delas. Isso fez muitos questionarem se tais equipamentos e funções são realmente úteis, já que cada vez mais vemos as montadoras adicionarem recursos que não necessariamente serão úteis para todos e que, quando não são opcionais, somos obrigados a pagar por eles.