Veja quais são os carros mais rápidos no teste de 0 a 100 km/h
O mais incrível dessas máquinas é que todas podem rodar em vias públicas
Partir da imobilidade para atingir a marca dos 100 km/h no menor tempo possível virou uma obsessão entre as fabricantes de superesportivos. Cada lançamento vem acompanhado de uma intensa campanha de marketing para divulgar se o modelo está entre os mais rápidos (ou se é o mais rápido) do segmento.
No entanto, comparar os números divulgados pelas montadoras não é fácil.
Enquanto algumas empresas inflam seus resultados simplesmente para impressionar, outras vão pelo caminho oposto e divulgam dados inferiores ao real potencial dos carros.
Além disso, não há como descobrir qual foi a metodologia do teste realizado por cada montadora. É impossível saber se o controle de largada foi utilizado (embora na maioria das vezes a resposta seja sim), nem as condições climáticas do dia (como temperatura, umidade e pressão atmosférica) e tampouco qual foi o equipamento utilizado para realizar a medição.
Por fim, existe a velha polêmica das provas de aceleração de “0 a 60 mi/h (de milhas por hora)”, ou 0 a 96 km/h, se realizarmos uma simples conversão de medidas.
Entretanto, a diferença de 4 km/h representa pouco impacto no tempo total de cada carro – prova disso é que, se convertermos 100 km/h em milhas por hora, o resultado seria uma estranha medição de “0 a 62 mi/h”, ou apenas 2 mi/h a mais do que o tradicional “0-60”.
Relevando estas polêmicas, a revista Auto Express montou um ranking com os carros mais rápidos nas provas de aceleração. Veja abaixo quais são os modelos selecionados, partindo do mais “lento” para o mais rápido.
Audi R8 V10 (0 a 96 km/h em 3,2 segundos)
Lançado por aqui no fim de 2016, o novo R8 V10 Plus tem um motor 5.2 V10 com 610 cv, associado a uma transmissão de dupla embreagem de sete velocidades.
Ferrari LaFerrari (0 a 96 km/h em 3 segundos)
A primeira Ferrari híbrida da história também é a mais potente: são 963 cv extraídos de um motor 6.3 V12 com 800 cv mais um motor elétrico assistido pelo sistema de recuperação de energia cinética (KERS), de 163 cv.
Porsche 911 Turbo S (0 a 96 km/h em 2,9 segundos)
A versão mais radical do 911 (sem considerar os modelos GT3 e GT2) é movida por um motor 3.8 com dois turbocompressores e custa mais de R$ 1 milhão no Brasil.
Boatos afirmam que o cupê é um dos vários exemplos de superesportivos que aceleram mais rápido do que o divulgado pela própria marca.
Lamborghini Huracan Performante (2,9 segundos)
Desenvolvida para uso em pistas, a Huracan Performante não ganhou fama apenas por ser um dos superesportivos mais rápidos do planeta.
Ela também é uma das recordistas de Nürburgring Nordschleife, precisando de apenas 6 minutos e 52 segundos para completar uma volta no mítico circuito alemão.
Ford GT (2,8 segundos)
Além de ser a reencarnação do lendário superesportivo da Ford, o novo GT foi projetado juntamente com o protótipo vencedor da classe GTE Pro das 24 Horas de Le Mans de 2016.
Movido por um motor 3.5 V6 EcoBoost de 656 cv e 76 mkgf de torque máximo, o bólido terá apenas 250 unidades produzidas por ano até 2021. Como as 1.000 primeiras unidades já foram vendidas, os interessados vão ter que esperar deitados.
Caterham Seven 620R (2,8 segundos)
Sâo 314 cv extraídos de um motor 2.0 Supercharged para mover apenas 572 quilos. Assim fica fácil entender porque a Caterham faz alguns dos carros mais divertidos do mundo.
Koenigsegg Regera (2,8 segundos)
O Regera é feito de superlativos: são 1.500 cv, 20,2, 204 mkgf de torque máximo e velocidade máxima de 402 km/h. Diante destes números impressionantes, levar 2,8 segundos para ir de 0 a 96 km/h nem parece tão incrível assim. Mas é.
Tesla Model S P90D (2,8 segundos no modo “Ludicrous”)
Ninguém imaginaria ver um sedã figurando entre os carros mais rápidos na aceleração de 0 a 96 km/h. Mas o Tesla Model S não é um sedã comum, principalmente se o modo Ludicrous estiver ativado.
Aí é diversão garantida. Desde que haja uma tomada perto para recarregar as baterias, é claro.
McLaren P1 (2,8 segundos)
O P1 honra a tradição do nome McLaren: movido por um motor 3.8 V6 biturbo de 737 cv e um motor elétrico de 179 cv, o bólido parte da imobilidade e atinge os 96 km/h em menos de três segundos. Se você continuar acelerando, precisará de apenas 16,5 segundos para superar os 300 km/h. Nada mal.
Lamborghini Aventador SV (2,8 segundos)
Provavelmente um dos melhores carros já produzidos pela Lamborghini, o Aventador SV é incrivelmente belo e extremamente rápido. Segundo a marca, são necessários 2,8 segundos para chegar aos 96 km/h. A marca dos 200 km/h é superada em meros 5,8 segundos.
Porsche 918 Spyder (0 a 96 km/h em 2,8 segundos)
Apresentado em 2014, o 918 Spyder ainda é o carro mais rápido já produzido em série pela Porsche. A montadora divulga o tempo oficial de 2,8 segundos para acelerar de 0 a 96 km/h, mas há quem diga que o carro cumpre esta tarefa abaixo desta marca – mesmo se o veículo não contar com o Weissach Pack.
Esse pacote o deixa 41 quilos mais leve graças a alterações como a ausência do dispositivo de carga rápida para as baterias, a fibra de carbono exposta na carroceria e a ausência de pintura.
Radical RXC GT 2016 (0 a 96 km/h em 2,7 segundos)
Longe de ser o superesportivo mais bonito do mundo, o Radical RXC GT lembra mais um protótipo feito para disputar as 24 Horas de Le Mans. Deve ser por isso que ele precisa de apenas 2,7 segundos para se aproximar dos 100 km/h.
Hennessey Venom GT (0 a 100 km/h em 2,7 segundos)
Há anos o Venom trava uma dura (e longa) batalha com o Bugatti Veyron – e agora com o Chiron – pelo título de “veículo de produção em série mais rápido do mundo”.
A fabricante diz que o carro atinge a velocidade máxima de 434 km/h, mas nunca houve um consenso sobre qual deles anda mais.
Ariel Atom 3.5 R (0 a 96 km/h em 2,6 segundos)
Faz quase vinte anos que a Ariel produz carros inusitados como o Atom. De uns tempos para cá, levar menos de três segundos para ir de 0 a 96 km/h virou praticamente uma regra dentro da marca.
No caso do Atom 3.5 R (equipado com um motor 2.0 i-VTEC preparado), são necessários apenas 2,6 segundos. Só não esqueça seu capacete em casa.
Tesla Model S P100 D com modo Ludicrous ativado (0 a 100 km/h em 2,5 segundos)
A Tesla gosta de dizer que o Model S P100D é o terceiro modelo mais rápido em aceleração produzido atualmente.
Verdade ou não, uma coisa é certa: o sedã é extremamente veloz se o modo Ludicrous estiver ligado.
Bugatti Veyron Super Sport (0 a 96 km/h em 2,5 segundos)
Se o Veyron já era estupidamente rápido, a Bugatti conseguiu deixa-lo ainda mais veloz na versão Super Sport. Depois de levar apenas 2,5 segundos para ir de 0 a 96 km/h, ele pode seguir acelerando de forma incrível até chegar aos 431 km/h.
Pode ser menos do que o Venom GT, mas pelo menos a marca da Bugatti é reconhecida oficialmente pelo Guinness Book.
Dodge Challenger SRT Demon (0 a 96 km/h em 2,3 segundos)
O Demon nasceu para quebrar recordes. Além de ser o carro com motor V8 mais potente (851 cv) já produzido em série, a versão “endiabrada” do Challenger Hellcat também clama ser o mais rápido no tempo de aceleração de 0 a 96 km/h, precisando de apenas 2,3 segundos.
Ultima Evolution Coupé (0 a 96 km/h em 2,3 segundos)
A Dodge diz que o Demon é o campeão de aceleração de 0 a 96 km/h. Mas pouca gente se lembra do Evolution Coupé. Produzido pela britânica Ultima, o carro já realizava a prova nos mesmos 2,3 segundos muito antes de o Demon ser lançado.
Trata-se de um feito e tanto para uma empresa tão pequena com produção praticamente artesanal.