Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Dez fora-de-série nacionais equipados com motores Chevrolet

Todo fora de série nacional tinha mecânica VW a ar? Não aqui: estes só queriam saber de motor GM

Por Da Redação
Atualizado em 25 abr 2017, 17h44 - Publicado em 24 abr 2017, 18h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (arquivo/Quatro Rodas)

    1. Puma GTB

    Puma GTB
    (arquivo/Quatro Rodas)

    Apresentado no Salão do Automóvel em 1973 como Puma GTO (Gran Turismo Omologato), ou apenas Puma Opala, ele seria vendido em 1974 como GTB (Gran Turismo Brasil). Diferentemente dos irmãos, que utilizavam a base do VW a ar e tinham estilo mais europeu, ele recebia o célebre motor 250S 4.1 de 171 cv e 32,5 mkgf, montado num chassi tubular próprio, com porte de esportivo americano.

     

    2. Aurora 122-C

    aurora
    (arquivo/Quatro Rodas)

    Inspirado na Ferrari F40, o esportivo de 214 cv nasceu em 1988 num galpão no bairro de Moema, em São Paulo, com motor de Monza 2.0, que ganhou turbo e cuja cilindrada subiu de 1.998 para 2.184 cm3. Custava o equivalente a um BMW 316i.

     

    3. Envemo Camper

    Envemo Camper
    (divulgação/Internet)

    Acostumada a fazer réplicas de Porsche com plataforma VW, a paulistana Envemo (Engenharia de Veículos e Motores) apostou num SUV em 1989. A Camper tinha desenho do Jeep Cherokee Sport e chassi do Engesa 4, com opção de um 2.5 quatro cilindros (82 cv) ou um 4.1 seis-cilindros (121 cv), ambos Chevrolet.

     

    4. Farus Beta

    Farus Beta
    (reprodução/Internet)

    Criada pelo empresário Giuseppe Russo, a Farus (de “Família Russo”) fez alguns esportivos com desenho baseado nos Lotus e nas Ferrari. O mais célebre foi o Beta, de 1984. Com motor central 1.8 ou 2.0 do Monza, ele possuía chassi próprio. A empresa acabou fechando em 1990, com a abertura do país aos importados.

     

    5. LHM Phoenix

    LHM Phoenix
    (divulgação/Internet)

    O Phoenix era uma réplica de Mercedes SL 280 “Pagoda” de 1963 produzida pela carioca LHM, em 1984, com mecânica Opala (quatro ou seis cilindros). O emblema da Phoenix se assemelhava ao da marca alemã. Mas quem quisesse o status do original podia comprar um kit que trazia a estrela da Mercedes.

     

    6. Santa Matilde SM

    Santa Matilde SM 4.1
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    O 2+2 feito em Três Rios (RJ) surgiu de uma ideia entre o engenheiro Humberto Pimentel, sua filha, Ana Lídia, e o preparador Renato Peixoto. Juntos criaram em 1978 o SM com mecânica Opala (2.5, 2.5 turbo e 4.1) e que chegou a custar o preço de dois Opala Comodoro, o topo de linha. Mas como era ainda mais pesado que o sedã da Chevrolet, ficava para trás em desempenho.

    Continua após a publicidade

     

    7. Engesa 4

    Engesa 4
    (arquivo/Quatro Rodas)

    Da Engesa (Engenheiros Especializados S/A), de Barueri (SP), veio em 1985 um jipe fruto da sua experiência como fornecedora das Forças Armadas. Para reduzir custos, ele ganhou o quatro-cilindros do Opala, chegando a ser exportado para mais de 30 países.

     

    8. Americar XK120

    Americar XK120
    (arquivo/Quatro Rodas)

    É a réplica de Jaguar XK120 produzida pela Americar, de Santo André (SP). Foi lançada em 2003 usando o molde do Fera dos anos 80, que tinha mecânica Opala 4.1. Em 2010, ganhou o 2.0 flex do Vectra, mas com uma opção de V8 5.7 da GM americana, com 350 cv. É vendido até hoje, nas versões cupê e roadster.

     

    9. Brasinca 4200 GT

    Brasinca 4200 GT
    (arquivo/Quatro Rodas)

    É mais conhecido pelo nome do projeto, Uirapuru. A Brasinca, que fazia carrocerias para utilitários, queria um esportivo para peitar o Willys Interlagos. Apresentado no Salão do Automóvel de 1964, o 4200 GT recebeu um seis-cilindros de 4 271 cm³ e 155 cv que equipava os caminhões GM.

     

    10. Avallone TF

    Avallone TF
    (arquivo/Quatro Rodas)

    O roadster inglês MG TD serviu de base para as réplicas brasileiras. Enquanto a MP Lafer preferia a mecânica VW, a Avallone criou o TF, em 1976, via Chevette, que cedeu motor, câmbio, eixo dianteiro, diferencial e freios.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.