Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Dez imitações brasileiras de modelos importados

Em tempos de proibição dos importados, a solução era criar sua própria versão de modelos famosos

Por Da Redação
Atualizado em 10 fev 2017, 20h52 - Publicado em 10 fev 2017, 20h50

HOFSTETTER

Hofstetter
()

Criado por Mário Hofstetter, o fora de série nacional surpreendeu pelo visual futurista em 1984: frente em cunha, linhas retas e porta que abre para cima. O Lamborghini Countach (1971) já tinha feito isso e, antes, o Bertone Carabo (1968). Só 18 foram produzidos: custava três vezes um Gol GT.

VERONA SR

Verona SR
()

Rodas raiadas, faróis redondos e para-choque com grade bipartida tentavam deixar o Ford Verona com o jeitão de BMW M3. Além da estética, a autorizada Souza Ramos mexia no motor 1.8, para ganhar 12 cv (105 cv).

MONZA 190 E

Monza 190 E
()

A paulista Agromotor realizava o sonho do dono de Monza que não podia ter o Mercedes 190 E. Por 10% do valor do sedã alemão, a adaptação incluía mudança em grade, faróis, para-lamas e até coluna lateral traseira.

Continua após a publicidade

MP LAFER

MP Lafer
(Acervo/Quatro Rodas)

Mais que inspiração, o MP era uma cópia fiel do MG. Ao contrário do britânico, o MP tinha pneu sobressalente na frente (sob o capô) e motor de Fusca atrás – mas o design original do porta-estepe na traseira foi mantido.

FIAT DARDO

Fiat Dardo
()

Clone do italiano Fiat X 1/9, o Dardo F-1.3 tinha chassi tubular de aço e motor do nosso Fiat do 147 Rallye, só que montado no centro do veículo – o que fez dele o primeiro nacional a adotar esse tipo de configuração.

FNM ONÇA

FNM ONÇA
()
Continua após a publicidade

O projetista Rino Malzoni foi buscar no clássico Ford Mustang a ideia para o seu FNM Onça, feito sobre o JK 2000. Apesar do enorme sucesso no Salão do Automóvel de 1966, só cinco unidades foram montadas.

PAG DACON 928

Pag Dacon 928
()

Importadora Porsche dos anos 60 e 70, a Dacon fez uma réplica em menor escala do 928. Só que, em vez do motor V8 do esportivo alemão, vinha com um motor 1.8 do VW Gol GT, aumentado para 2.1 e 99 cv.

AURORA 122C

Aurora 122C
(Acervo/Quatro Rodas)

Era a versão tupiniquim da Ferrari F40. Com monobloco próprio e carroceria de fibra, ganhava motor central GM 2.2 turbinado que gerava 214 cv. Tudo por Cr$ 125 milhões, mais do que o dobro de um Gol GTI zero.

Continua após a publicidade

CINTRA 959

Cintra 959
()

Em 1988, André Cintra recorreu ao Fusca para recriar um Porsche 959. A estrutura original recebia peças de fibra de vidro, mas as lanternas eram genuínas Porsche. Foram feitos apenas três carros, todos 1.8 turbo.

PASSAT “QUATTRO” SULAM

Passat Quattro
()

Nos anos 80, a Sulam transformava seu singelo Passat num Audi. Lá, eles substituíam as colunas, painel traseiro, para-lamas e para-choques, tudo de fibra. A conversão custava o equivalente ao preço de um Gol LS.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.