Abril Day: Revista em casa a partir de 10,99

Dez tecnologias que fazem seu carro funcionar (quase) sozinho

Antes de o automóvel 100% autônomo chegar, alguns recursos automatizam funções para que ele comece a trabalhar sem o motorista

Por Da Redação
11 Maio 2018, 15h30

Pisa no freio, zé!

Dez tecnologias que fazem seu carro funcionar (quase) sozinho
(Divulgação/Volkswagen)

O Polo 2018 amadureceu e já não depende dos outros para tomar certas atitudes. Um exemplo é a frenagem pós-colisão: depois da batida, os sensores dos airbags acionam os freios até reduzi-lo a 10 km/h, para evitar outras colisões na sequência.

Partida fria

Chevrolet Cruze
(Divulgação/Chevrolet)

Se alguém piscar para você, não estranhe: é só o farol Matrix dos Audi. Os leds se apagam ou reduzem a luz individualmente para não ofuscar outros motoristas e podem lampejar o farol alto para alertar pedestres à frente.

Movimento dos sem-teto

VW Eos
(Divulgação/Volkswagen)

O extinto VW Eos tem um dispositivo até hoje raro em conversíveis. Sensores identificam se há espaço sobrando no porta-malas ao recolher o teto rígido para evitar danos à lataria ou à bagagem.

Continua após a publicidade

Serviço de Valet

BMW série 7
(Divulgação/BMW)

O atual BMW Série 7 é o primeiro carro com o Remote Control Parking. Com tela touch na chave, pode-se entrar ou sair de vagas perpendiculares sem ninguém ao volante. Pena que o recurso não funciona no Brasil.

Sentinela à vista

Farol do Audi
(Divulgação/Audi)

Se alguém piscar para você, não estranhe: é só o farol Matrix dos Audi. Os leds se apagam ou reduzem a luz individualmente para não ofuscar outros motoristas e podem lampejar o farol alto para alertar pedestres à frente.

Motorista autônomo

Tesla Model S
(Divulgação/Tesla)
Continua após a publicidade

O elétrico Model S, da Tesla, é um dos modelos que mais se aproximam de um autônomo. O sistema Autopilot o mantém na trajetória, controla a velocidade e até faz o carro mudar de faixa sozinho quando a seta é acionada.

Levanta a guarda!

Audi A8
(Divulgação/Audi)

Vários veículos têm suspensão ativa, mas a do Audi A8 vai mais longe. O recurso Pro Sense Side utiliza uma câmera 360º que, ao detectar uma colisão acima de 25 km/h, levanta a lateral em 8 cm para proteger os ocupantes.

Autocontrole é tudo

Volvo XC90
(Divulgação/Volvo)

O Pilot Assist II, do novo Volvo XC90, é o cruise-control mais evoluído que há, pois não precisa seguir um carro: ele se mantém na faixa, faz curvas sozinho e permite ajustar velocidade e distância do veículo à frente.

Continua após a publicidade

Parada obrigatória

Mercedes Classe E
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Melhor que o recurso de frenagem ativa, que alerta (e até freia) quando vai bater no veículo da frente, é o sistema do Mercedes Classe E: ele aciona os freios se houver risco de bater num veículo que atravessar o cruzamento.

Altos e baixos

Land Rover Discovery
(Divulgação/Land Rover)

Os SUVs altos são um problema para os baixinhos. Mas o Discovery deu um jeito: apesar dos mais de 25 cm de vão livre, uma vez estacionado, sua suspensão baixa em 40 mm automaticamente para facilitar o acesso.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
ABRILDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.