Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Revista em Casa por 9,90

Dirigimos os cinco carros que a GAC ainda poderá lançar no Brasil

A GAC estreou no Brasil com 5 carros, mas tem outros que podem chegar nos próximos anos; pelo menos mais um já é certeza e dirigimos todos com exclusividade

Por Isadora Carvalho e Henrique Rodriguez
31 ago 2025, 16h32
GAC
Todos os carros da GAC que estão no Brasil, os lançados e os que estão em estudos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Guangzhou Automobile Group Company, mas pode chamar de GAC (lê-se “gê-a-cê”). Esta é mais uma gigante chinesa buscando fama no Brasil. A GAC fabricou 2 milhões de automóveis em 2024 (o que equivale a 83% do mercado brasileiro).

O mais impressionante é que, do total, 736.000 foram carros Toyota e 416.000 da Honda – GAC é a única empresa do mundo que fabrica carros para as duas japonesas ao mesmo tempo. As marcas próprias da GAC venderam menos: 405.000 para a Trumpchi (carros híbridos e a combustão) e 356.700 para a Aion (elétricos).

No Brasil, as marcas distintas são tratadas como linhas de produtos e vendidas em 83 concessionárias já instaladas – que podem chegar a 170 no ano que vem. A empresa planeja vender 8.000 carros no Brasil ainda em 2025 e 30.000 em 2026, alcançando a marca de 100.000 carros/ano em 2030 já com fábrica local – o destino do investimento de US$ 1 bilhão anunciado para o país em 2024. A GAC já fala, também, em produzir carros flex e híbridos flex no Brasil.

Já existe, porém, negociação para que a HPE (representante de Mitsubishi e Suzuki) monte carros da GAC na fábrica de Catalão (GO) a partir do final de 2026.

Na China, a GAC produz 14 sedãs, 20 SUVs e seis vans e monovolumes distintos, de acordo com seu último relatório de resultados anuais. A seguir, reunimos com exclusividade os cinco carros que a GAC trouxe ao Brasil para estudos de mercado – alguns com grandes chances de serem lançados mais tarde, além do Hyptec SSR, um supercarro de 1.224 cv que é uma verdadeira demonstração de poder e tecnologia da empresa.

GAC GS3
A GAC é uma das interessadas em montar seus carros em Catalão (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

GAC GS3 – O SUV de malas prontas

Este SUV compacto com visual esportivo quer competir com os líderes do segmento, como VW T-Cross e Hyundai Creta. Segundo informações, ele já estaria confirmado para estrear no Brasil em 2026. O design é seu diferencial. A grade dianteira se funde com o conjunto óptico, conferindo esportividade, efeito que se repete na traseira, com dupla saída central, extrator e aerofólio.

GAC GS3
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Rodamos com ele em nossa pista e o motor 1.5 turbo de 177 cv e 27,5 kgfm revelou ter bom fôlego para o carro, garantindo acelerações progressivas e  retomadas vigorosas. O tempo de 0 a 100 km/h divulgado pela fábrica, de 7,5 segundos, é suficiente para alinhar com um Hyundai Creta, equipado com motor 1.6 turbo, de 193 cv, que conseguiu o tempo de 7,6 segundos, em nossa pista. Veja mais detalhes aqui.

Compartilhe essa matéria via:

ES9GAC ES9 – SUV 7 lugares

Ele pode chegar com a proposta de oferecer sete lugares por preço abaixo da média do segmento. O fato de ter 2,98 m de entre-eixos torna a cabine espaçosa. A motorização é híbrida plug-in e combina um motor 2.0 turbo de 190 cv a um elétrico de 150 cv, porém a potência máxima combinada não foi divulgada. O conjunto se mostrou adequado ao peso do carro, mas rodamos apenas com o motorista, em nossa avaliação.

Continua após a publicidade
E8
Luzes DRL iluminam toda a dianteira

GAC E8 – Van executiva

A GAC também estuda o mercado de vans e pode lançar sua van de entrada, a E8, que tem quase 5 m e leva sete passageiros com disposição 2+2+3, sendo a segunda fileira composta por assentos individuais. Trata-se de um híbrido plug-in, mas a fábrica não divulgou sua ficha técnica completa. Sabemos apenas que o motor a combustão é um quatro-cilindros 2.0. E, na prática, que seu desempenho é interessante, compatível com o porte do carro.

Continua após a publicidade

 

GAC Hyptec GT
GAC Hyptec GT

GAC Hyptec GT – Sedã sofisticado

Se vier, deverá ser um dos carros mais caros da marca por conta do acabamento e conteúdo tecnológico. Um diferencial do GT são as portas frontais com abertura tipo tesoura. A unidade avaliada era equipada com dois motores elétricos com 340 cv e o desempenho é digno de um superesportivo.

Continua após a publicidade
GAC M8
São mais de 3 metros de entre-eixos

GAC M8 – Rival da Denza D9

Esta van tem o porte da Denza D9, van da marca premium da BYD, que será lançada ainda este ano. Com 5,21 m de comprimento e 3,1 m de entre-eixos, oferece espaço de sobra para sete ocupantes, tendo bancos individuais com apoio para as pernas, na segunda fileira. Tem motor a combustão, 2.0 turbo de 252 cv e 40,8 kgfm com um câmbio automático de oito marchas.

Continua após a publicidade
GAC HYPTEC SSR
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

GAC Hyptec SSR – O supercarro elétrico que derrete o asfalto

Pode ser que o asfalto da nossa pista de testes, em Limeira (SP), não seja aderente o suficiente para os três motores elétricos e os 1.224 cv do GAC Hyptec SSR. No procedimento normal de largada, com o máximo possível de controles eletrônicos desligados, ele fritou os pneus e saiu derrapando descontroladamente. Com controles ligados, porém, cravou 2,9 s de 0 a 100 km/h – ou 1 s abaixo do indicado pela GAC. É um carro muito extremo, como contamos em seu teste completo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.