Dirigimos os cinco carros que a GAC ainda poderá lançar no Brasil
A GAC estreou no Brasil com 5 carros, mas tem outros que podem chegar nos próximos anos; pelo menos mais um já é certeza e dirigimos todos com exclusividade
Guangzhou Automobile Group Company, mas pode chamar de GAC (lê-se “gê-a-cê”). Esta é mais uma gigante chinesa buscando fama no Brasil. A GAC fabricou 2 milhões de automóveis em 2024 (o que equivale a 83% do mercado brasileiro).
O mais impressionante é que, do total, 736.000 foram carros Toyota e 416.000 da Honda – GAC é a única empresa do mundo que fabrica carros para as duas japonesas ao mesmo tempo. As marcas próprias da GAC venderam menos: 405.000 para a Trumpchi (carros híbridos e a combustão) e 356.700 para a Aion (elétricos).
No Brasil, as marcas distintas são tratadas como linhas de produtos e vendidas em 83 concessionárias já instaladas – que podem chegar a 170 no ano que vem. A empresa planeja vender 8.000 carros no Brasil ainda em 2025 e 30.000 em 2026, alcançando a marca de 100.000 carros/ano em 2030 já com fábrica local – o destino do investimento de US$ 1 bilhão anunciado para o país em 2024. A GAC já fala, também, em produzir carros flex e híbridos flex no Brasil.
Já existe, porém, negociação para que a HPE (representante de Mitsubishi e Suzuki) monte carros da GAC na fábrica de Catalão (GO) a partir do final de 2026.
Na China, a GAC produz 14 sedãs, 20 SUVs e seis vans e monovolumes distintos, de acordo com seu último relatório de resultados anuais. A seguir, reunimos com exclusividade os cinco carros que a GAC trouxe ao Brasil para estudos de mercado – alguns com grandes chances de serem lançados mais tarde, além do Hyptec SSR, um supercarro de 1.224 cv que é uma verdadeira demonstração de poder e tecnologia da empresa.
GAC GS3 – O SUV de malas prontas
Este SUV compacto com visual esportivo quer competir com os líderes do segmento, como VW T-Cross e Hyundai Creta. Segundo informações, ele já estaria confirmado para estrear no Brasil em 2026. O design é seu diferencial. A grade dianteira se funde com o conjunto óptico, conferindo esportividade, efeito que se repete na traseira, com dupla saída central, extrator e aerofólio.
Rodamos com ele em nossa pista e o motor 1.5 turbo de 177 cv e 27,5 kgfm revelou ter bom fôlego para o carro, garantindo acelerações progressivas e retomadas vigorosas. O tempo de 0 a 100 km/h divulgado pela fábrica, de 7,5 segundos, é suficiente para alinhar com um Hyundai Creta, equipado com motor 1.6 turbo, de 193 cv, que conseguiu o tempo de 7,6 segundos, em nossa pista. Veja mais detalhes aqui.
GAC ES9 – SUV 7 lugares
Ele pode chegar com a proposta de oferecer sete lugares por preço abaixo da média do segmento. O fato de ter 2,98 m de entre-eixos torna a cabine espaçosa. A motorização é híbrida plug-in e combina um motor 2.0 turbo de 190 cv a um elétrico de 150 cv, porém a potência máxima combinada não foi divulgada. O conjunto se mostrou adequado ao peso do carro, mas rodamos apenas com o motorista, em nossa avaliação.

- Luzes DRL iluminam toda a dianteira
GAC E8 – Van executiva
A GAC também estuda o mercado de vans e pode lançar sua van de entrada, a E8, que tem quase 5 m e leva sete passageiros com disposição 2+2+3, sendo a segunda fileira composta por assentos individuais. Trata-se de um híbrido plug-in, mas a fábrica não divulgou sua ficha técnica completa. Sabemos apenas que o motor a combustão é um quatro-cilindros 2.0. E, na prática, que seu desempenho é interessante, compatível com o porte do carro.
–
GAC Hyptec GT – Sedã sofisticado
Se vier, deverá ser um dos carros mais caros da marca por conta do acabamento e conteúdo tecnológico. Um diferencial do GT são as portas frontais com abertura tipo tesoura. A unidade avaliada era equipada com dois motores elétricos com 340 cv e o desempenho é digno de um superesportivo.
GAC M8 – Rival da Denza D9
Esta van tem o porte da Denza D9, van da marca premium da BYD, que será lançada ainda este ano. Com 5,21 m de comprimento e 3,1 m de entre-eixos, oferece espaço de sobra para sete ocupantes, tendo bancos individuais com apoio para as pernas, na segunda fileira. Tem motor a combustão, 2.0 turbo de 252 cv e 40,8 kgfm com um câmbio automático de oito marchas.
GAC Hyptec SSR – O supercarro elétrico que derrete o asfalto
Pode ser que o asfalto da nossa pista de testes, em Limeira (SP), não seja aderente o suficiente para os três motores elétricos e os 1.224 cv do GAC Hyptec SSR. No procedimento normal de largada, com o máximo possível de controles eletrônicos desligados, ele fritou os pneus e saiu derrapando descontroladamente. Com controles ligados, porém, cravou 2,9 s de 0 a 100 km/h – ou 1 s abaixo do indicado pela GAC. É um carro muito extremo, como contamos em seu teste completo.






















































