Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Dodge Journey sairá de linha e, com ele, marca morrerá no Brasil (de novo)

Modelo deixará de ser fabricado no México, de onde vem importado ao Brasil; ainda resta estoque de unidades 2018, vendidas a R$ 149.990

Por Gabriel Aguiar
Atualizado em 6 jul 2020, 15h30 - Publicado em 6 jul 2020, 07h00
Grade cromada em cruz marca a versão pós-2011
Antigo Dodge Journey que foi comercializado no Brasil até 2020 (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
Grade cromada em cruz marca a versão pós-2011
Journey é vendido apenas na versão R/T com V6 3.6 de 280 cv (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Talvez você nem lembre que o Dodge Journey ainda está à venda no Brasil. Mas o SUV já tem data para morrer e, com isso, matará a própria marca em nosso mercado. Como não haverá mais produção no ano que vem, restará só o estoque que já está disponível por aqui.

O fabricante afirma que ainda há algumas unidades dando sopa nas concessionárias, mas não diz ao certo quantas. Importado do México em configuração única, o Journey ainda consta no site da como ano/modelo 2018 (nos EUA, ainda é 2019), custando R$ 149.990.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Procurada, a FCA (Fiat Chrysler Automóveis) confirmou que, mesmo após a aposentadoria, os clientes continuarão a ser atendidos normalmente, sem prejuízos em relação à manutenção e às peças de reposição. Desde 2016, o SUV é o único produto Dodge no país.

Versão R/T AWD oferece tela retrátil de 9 pol. no teto
Modelo recebeu mudanças na cabine e nova motorização na linha 2012 (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A empresa diz estudar a vinda de novos produtos para o Brasil. Mas fato é que, mesmo lá fora, o portfólio já está desatualizado: a minivan Grand Caravan também sairá de linha, o Durango veio de 2013 a 2016, enquanto Charger e Challenger já estão no fim da vida.

Vale lembrar que, durante anos, foi especulada a importação dos modelos mais esportivos ao nosso mercado – fato nunca confirmado oficialmente pelo fabricante. Ao menos para os EUA, o plano era renovar ambos sobre a plataforma Giorgio do Alfa Romeo Giulia.

Marco de Bari
Durango foi comercializado aos brasileiros de 2013 a 2016 (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Fato é que as projeções a longo prazo se tornaram mais conturbadas para a FCA desde que a fusão com a PSA (Citroën e Peugeot) foi oficializada. Ambos os grupos chegaram a anunciar que boa parte dos produtos seria produzida sobre duas plataformas modulares.

Se viveu apenas uma geração – tanto aqui como lá fora –, o Journey já dividiu nosso mercado com um irmão gêmeo: o Fiat Freemont. Praticamente iguais, os SUVs se diferenciavam pelos motores, sendo 2.4 no pseudo-italiano e V6 no Dodge (antes 2.7 e agora 3.6).

Freemont - ed. 8/2011
Versão Fiat, batizada Freemont, também foi oferecida por aqui (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

De maneira semelhante, a Chrysler também amarga o esvaziamento das concessionárias. Mas, neste caso, a situação é ainda pior. Aqui, o sedã 300C saiu de fininho entre 2016 e 2017. E, nos EUA, além dele, só existe a minivan Pacifica e sua versão depenada, Voyager.

Mas essa história de morrer não é novidade para os norte-americanos. Isso porque a Chrysler chegou aqui nos anos 1950, em parceria com a Brasmotor. Depois de abandonar o país, voltou de 1967 a 1981, quando a filial foi vendida à VW. E, de 1998 a 2002, fez a Dakota.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

Dodge Journey sairá de linha e, com ele, marca morrerá no Brasil (de novo)
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.