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Dono de Porsche em São Paulo pagará mais de R$ 500.000 de IPVA 2023

Para manter o Porsche 918 Spyder em dia com o governo, proprietário deverá desembolsar equivalente a outro Porsche novinho no IPVA 2023

Por Eduardo Passos
Atualizado em 26 dez 2022, 12h01 - Publicado em 21 dez 2022, 11h51
Dono precisa gastar um equivalente a um Porsche novo só para manter o IPVA do 918 Spyder em dia
Dono precisa gastar um equivalente a um Porsche novo só para manter o IPVA do 918 Spyder em dia (Marco de Bari/Quatro Rodas)
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Muitos proprietários de primeira viagem aprendem uma dura lição ao adquirir seu carro: tão importante quanto ter o dinheiro da compra, é ter o dinheiro para a manutenção da máquina. Outro gasto crucial (e inevitável) é o imposto sobre a propriedade de veículos automotores, o IPVA; tributo estadual que corresponde a uma porcentagem sobre o valor total do automóvel pago anualmente.

No estado de São Paulo, por exemplo, é cobrado valor correspondente a 4% do valor venal do carro (isto é, o valor que o poder público estima para o automóvel ou moto em questão). Pode não parecer tanto assim, mas modelos de extremo luxo exemplificam bem como cada 1% importa.

De acordo com a Secretário da Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo, o maior IPVA a ser pago no ano de 2023 será de um Porsche 918 Spyder 2015, num total de R$ 577.921,56. Detalhe: esse é o valor apenas do imposto. Um dos carros mais impressionantes já testados por QUATRO RODAS, o 918 Spyder custa, na verdade, R$ 14.448.039, de acordo com o cálculo do valor venal.

Spyder tem três motores e quase 900 cv de potência
Spyder tem três motores e quase 900 cv de potência (Marco de Bari/Quatro Rodas)
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Isso significa que, apenas para começar o ano com seu superesportivo híbrido de 899 cv e 130,5 kgfm regularizado, o dono precisa desembolsar valor equivalente a um Porsche Macan S novinho. O SUV com motor 3.0 de 380 cv custa um pouco menos que o IPVA do 918 Spyder, R$ 569.000.

Rolls Royce
IPVA do Rolls-Royce Cullinan 2022 custará R$ 247.864 (Divulgação/Rolls-Royce)

Se necessário, o dono do Porsche de série mais rápido já feito pode dividir a conta em cinco parcelas mensais de R$ 115.584,31. O pagamento pode ser feito principalmente nos aplicativos de bancos ou nos próprios caixas eletrônicos. Também é possível recorrer ao cartão de crédito pagando através de alguns correspondentes bancários parceiros.

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Peterbilt 389 Legendary Edition
IPVA dos caminhões é de 1,5% sobre o valor da unidade. Por isso, pagam menos imposto que os carros de extremo luxo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Caso decida pagar à vista e em janeiro, o proprietário terá desconto de 3% no valor do imposto — uma economia de incríveis R$ 17.337,65. Dá para pagar o valor do licenciamento (R$ 144,86) e ainda sobra uma boa grana para comprar um look novo; afinal de contas, não adianta andar mal arrumado em um Porsche 100% legalizado.

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