Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Donos do BMW Série 7 poderão ver Netflix enquanto dirigem; entenda

Governo alemão autorizou a combinação dos sistemas autônomos de níveis 2 e 3 no BMW Serie 7, que permite ao motorista se desligar completamente da direção

Por João Vitor Ferreira
1 jul 2024, 17h00
BMW piloto automático
 (Divulgação/BMW)
Continua após publicidade

A BMW recebeu a autorização do governo Alemão para combinar seus sistemas de condução autônoma de níveis 2 e 3 no novo Série 7. A tecnologia permitirá que os motoristas tirem totalmente as mãos do volante em determinadas situações, ficando livres para realizar outras tarefas, como utilizar o celular e até assistir Netflix.

Para que o veículo possa dirigir sozinho, enquanto o motorista relaxa, a BMW vai combinar duas tecnologias. A primeira é o BMW Highway Assistant, assistente de nível 2, que pode operar em velocidades de até 130 km/h, mas apenas em autoestradas com barreiras. Ele permite que o motorista apenas retire totalmente a mão do volante em determinadas situações, e pode até fazer a troca de faixas sozinho: basta o motorista olhar para o retrovisor correspondente para confirmar a conversão.

Ele funcionará em paralelo com o BMW Personal Pilot L3, o sistema autônomo de nível 3 da fabricante alemã. Esse assume totalmente o controle do carro em velocidades de até 60 km/h e em determinadas situações, como em rodovias e engarrafamentos. Com esse sistema, o motorista fica livre para realizar outras tarefas enquanto o veículo é controlado de maneira autônoma.

BMW Série 7
Série 7 vai receber combinação de sistemas autônomos nível 2 e 3 na Alemanha (Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

Porém, mesmo combinados, os dois sistemas exigem que o motorista esteja pronto para reassumir o controle do veículo sempre que necessário. Além disso, apenas o Personal Pilot L3 permite que o motorista realize outras atividades com o carro em movimento, enquanto o Highway Assistant só deixa com que ele relaxe um pouco as mãos.

Sabendo disso, a BMW preparou uma nova interface de usuário, para que eles saibam as diferenças entre os dois sistemas e o que podem ou não fazer quando estiverem ativos.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Com a autorização na Alemanha, a BMW acirra a briga com a Mercedes-Benz, a primeira montadora a receber licença para utilizar um sistema autônomo de nível 3. A Tesla, embora seja famosa por seus esforços no ramo da condução autônoma, tem um sistema considerado como de nível 2.

Os alemães que quiserem habilitar os dois sistemas no seu novo Série 7, terão que pagar uma taxa adicional de 6.000 euros, cerca de R$ 36.000. Já os motoristas que já tinham o BMW Personal Pilot L3 equipados nos seus carros, receberão gratuitamente uma atualização com o BMW Highway Assistant a partir de agosto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.