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Donos do BMW Série 7 poderão ver Netflix enquanto dirigem; entenda

Governo alemão autorizou a combinação dos sistemas autônomos de níveis 2 e 3 no BMW Serie 7, que permite ao motorista se desligar completamente da direção

Por João Vitor Ferreira
1 jul 2024, 17h00
BMW piloto automático
 (Divulgação/BMW)
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A BMW recebeu a autorização do governo Alemão para combinar seus sistemas de condução autônoma de níveis 2 e 3 no novo Série 7. A tecnologia permitirá que os motoristas tirem totalmente as mãos do volante em determinadas situações, ficando livres para realizar outras tarefas, como utilizar o celular e até assistir Netflix.

Para que o veículo possa dirigir sozinho, enquanto o motorista relaxa, a BMW vai combinar duas tecnologias. A primeira é o BMW Highway Assistant, assistente de nível 2, que pode operar em velocidades de até 130 km/h, mas apenas em autoestradas com barreiras. Ele permite que o motorista apenas retire totalmente a mão do volante em determinadas situações, e pode até fazer a troca de faixas sozinho: basta o motorista olhar para o retrovisor correspondente para confirmar a conversão.

Ele funcionará em paralelo com o BMW Personal Pilot L3, o sistema autônomo de nível 3 da fabricante alemã. Esse assume totalmente o controle do carro em velocidades de até 60 km/h e em determinadas situações, como em rodovias e engarrafamentos. Com esse sistema, o motorista fica livre para realizar outras tarefas enquanto o veículo é controlado de maneira autônoma.

BMW Série 7
Série 7 vai receber combinação de sistemas autônomos nível 2 e 3 na Alemanha (Divulgação/BMW)

Porém, mesmo combinados, os dois sistemas exigem que o motorista esteja pronto para reassumir o controle do veículo sempre que necessário. Além disso, apenas o Personal Pilot L3 permite que o motorista realize outras atividades com o carro em movimento, enquanto o Highway Assistant só deixa com que ele relaxe um pouco as mãos.

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Sabendo disso, a BMW preparou uma nova interface de usuário, para que eles saibam as diferenças entre os dois sistemas e o que podem ou não fazer quando estiverem ativos.

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Com a autorização na Alemanha, a BMW acirra a briga com a Mercedes-Benz, a primeira montadora a receber licença para utilizar um sistema autônomo de nível 3. A Tesla, embora seja famosa por seus esforços no ramo da condução autônoma, tem um sistema considerado como de nível 2.

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Os alemães que quiserem habilitar os dois sistemas no seu novo Série 7, terão que pagar uma taxa adicional de 6.000 euros, cerca de R$ 36.000. Já os motoristas que já tinham o BMW Personal Pilot L3 equipados nos seus carros, receberão gratuitamente uma atualização com o BMW Highway Assistant a partir de agosto.

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