Este ano, após uma declaração dada em março por Markus Duesmann, CEO da Audi, começaram a pipocar rumores de que a montadora alemã estaria com planos de fabricar uma picape. Na ocasião, Duesmann não confirmou a possibilidade, mas deixou aquela pontinha de esperança de que poderemos ter algum conceito em breve.
Desde então, uma pergunta surgiu no mundo automotivo: afinal, como seria uma picape da Audi? Entre as muitas suposições que surgiram, a do artista digital Theottle chamou a atenção.
Theottle teve a ideia de transformar em picape o que há de mais recente no portfólio da montadora. O Audi Q6, um SUV de sete lugares baseado no VW Atlas e lançado na China mês passado, é a inspiração para a dianteira e a traseira.
A modelo utilizado como base, porém, foi a Ford Ranger, o que faz sentido: a plataforma da caminhonete já está sendo utilizada pela nova geração da Volkswagen Amarok. Desse modo, não seria difícil para a Audi ter acesso e dar seus toques ao projeto.
O resultado é uma picape média com grade bem robusta e duas boas tomadas de ar nas laterais. Os faróis de LED são finos e interligados por uma barra metálica. Atrás a caminhonete do Q6 ostenta uma barra luminosa que atravessa a tampa da caçamba de ponta a ponta e tem o logo da Audi estampado ao centro. O único detalhe que faltou foram as rodas, que o artista manteve as originais da Ford.
O que fica difícil especular é a questão da motorização. Sem nenhum pronunciamento sobre o projeto, o que resta é seguirmos a lógica do artista. Na China, o SUV Q6 tem duas opções de motor turbo a gasolina: um 2.0 quatro cilindros de 265 cv 40,78 kgfm e um 2.5 de seis cilindros de 299 cv e 50,98 kgfm.
Pensando que o Q6 picape teria as mesmas opções do irmão SUV, isso colocaria ele em pé de igualdade com as variantes mais potentes da nova geração da Amarok. No modelo da Volks, o V6 turbodiesel 3.0 gera até 250 cv. Acima dele está o 2.3 a gasolina (de origem Ford) que produz 320 cv.
Entretanto, pode ser que Audi queira mirar mais alto e introduza sua picape ao mundo dos elétricos. Como as versões mais caras da Amarok são consideradas veículos luxuosos, a montadora poderia aproveitar e fazer algo mais requintado e moderno para bater de frente com modelos como Rivian R1T, Tesla CyberTruck. Isso não seria impossível, já que a plataforma da Ford é compatível com uma eletrificação total, inclusive, uma Ranger Lightning poderia estar à caminho.