“Ele é completo e espaçoso, mas seu motor 1.0 três-cilindros não é tão eficiente”. Foi assim que definimos o Caoa Chery QQ em 2019, quando comparamos o subcompacto chinês aos concorrentes Renault Kwid e Fiat Mobi. Mas se o 1.0 era um problema, talvez um Sorvete seja a solução?
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Não se trata de colocar a sobremesa gelada no motor térmico, mas sim da nova geração do carrinho, apresentada pela Chery e chamada de Ice Cream. Agora elétrico, o QQ Ice Cream seguirá acessível e terá como rival o Wuling Hong Guang Mini EV — elétrico mais barato da China e responsável por cerca de 20% do atraente mercado de EVs do país.
O primeiro modelo da linha “ecologicamente consciente” da Chery, a iCar, tem como alvo consumidores da geração Z que buscam, nas palavras da fabricante, “um brinquedão feliz”. Para evocar essa alegria, a marca vem apostando em publicidade moderna e, de fato, incomum ao meio automotivo.
A Chery também garante que cada exemplar do QQ Ice Cream será único, graças às opções de personalização que darão ainda mais personalidade às cores ousadas do catálogo, dominado por tons pasteis e fora do óbvio.
Em termos estéticos, sabe-se que a dianteira do modelo trará inspiração da versão a gasolina, com faróis redondos e luzes diurnas de leds em forma de U que serão utilizados também como luzes de posição na traseira. Mas o passado se limita a tais detalhes.
Ao contrário do Hong Guang Mini EV, o QQ não terá grade frontal exposta o tempo inteiro e sua tomada ficará sob o emblema da Chery. As linhas do carrinho, entretanto, seguirão bem mais seu futuro competidor do que o clássico subcompacto.
Apesar do jeito quadradão não ser dos mais belos, ele permite maior aproveitamento de espaço. Como o elétrico será utilizado em trajetos urbanos e a baixas velocidades, a aerodinâmica acaba impactando menos na performance.
De acordo com a imprensa chinesa, o Chery QQ Ice Cream trará profunda conexão ao serviço de computação na nuvem Alibaba Cloud e autonomia na casa dos 200 km — a potência do motor elétrico ainda é um mistério.
Como seu sucesso é dependente do valor, o Chery precisará custar menos que o Hong Guang Mini EV para atingir o sucesso desejado. Isso envolverá baixas margens de lucro, mas a imprensa chinesa reporta que devemos esperar algo em torno de R$ 20.000 a R$ 25.000 por cada unidade do “sorvete de elétrons”.
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