Efeito Hummer EV: Elon Musk anuncia que Cybertruck terá “modo caranguejo”
Elon Musk confirmou a informação através de um tweet e prometeu outras novidades à picape em breve
A Tesla está correndo atrás dos concorrentes. O CEO da empresa, Elon Musk, anunciou através de um tweet que a Cybertruck, picape de grande porte da montadora, terá esterçamento na roda traseira, de olho no Hummer EV.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Sem mais detalhes sobre como funcionará essa função, o que se espera é que seja algo semelhante — ou melhor — ao que já foi implementado na indústria. O GMC Hummer EV, por exemplo, ganhou notoriedade com o Crab Mode (“modo caranguejo”, na tradução), que permite ao novo utilitário andar de lado e ter diâmetro de giro bem reduzido. Já o Rivian R1T pode girar em seu próprio eixo, manobrando igual um tanque de guerra.
Para um veículo grande como a Cybertruck, o esterçamento completo trará diversas facilidades que vão desde facilitar a entrada e saída em uma vaga até enfrentar obstáculos mais difíceis no off-road ou contornar uma curva mais fechada. Além disso, a presença cada vez maior de caminhonetes elétricas elevou a necessidade de recursos interessantes no modelo futurista e polêmico.
Musk também adiantou que o novo veículo terá pouquíssimas alterações visuais. Segundo ele, a picape se manterá fiel ao design futurista, proposto no protótipo de 2019.
As novidades, entretanto, só estão no começo: no mesmo comentário, o bilionário garantiu que muitas “coisas boas” estão por vir. Até agora, sabemos que a picape terá versões de um a três motores. Na versão mais potente, a Cybertruck poderá fazer de 0 km/h a 100 km/h em aproximadamente 3 segundos, terá autonomia para mais de 800 km e poderá rebocar cerca de 6.350 kg.
Mesmo com o visual completamente incomum, a empresa divulgou que desde o seu anúncio em 2019, a picape já teve mais de 1 milhão de pedidos. Vale lembrar que o próprio Elon Musk garantiu que se a Cybertruck não agradar os consumidores, eles irão desenvolver outro veículo com design convencional.
Ao mesmo tempo, a Tesla vem enfrentando problemas para atender à demanda por todo seu portfólio, ao passo que o magnata divide seu tempo com projetos que vão de exploração espacial ao aprendizado de máquina.