Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Assine por apenas 5,99

Em crise, Ford precisa vender 908 carros para ter o lucro de uma Ferrari

Estudo revela que a Ferrari continua sendo a marca mais lucrativa do mundo, já a Ford vê margem de lucro diminuir a cada ano

Por Daniel Telles
16 abr 2020, 17h05 •
  • Ferrari 488 GTB, dona do motor V8 3.9 biturbo mas sem o
    Ferrari 488 GTB: vendas dos modelos com motor V8 subiram 11,2% em relação a 2018 (Divulgação/Ferrari)

    Se para a indústria automotiva o ano de 2019 no geral não foi dos melhores, o mesmo não pode ser dito em relação a uma única marca: a Ferrari.

    A escuderia de Maranello ultrapassou a marca de 10.000 carros vendidos pela primeira vez em sua história, o que representa um aumento de 10% no volume de vendas em relação ao ano anterior.

    Muito disso se deve ao aumento na procura dos modelos com motor V8, que teve crescente de 11,2% nas vendas em relação a 2018.

    Grafico
    Gráfico mostra quantas unidades cada marca precisa vender para atingir o lucro de uma única Ferrari (Fiat Group World/Reprodução)
    Continua após a publicidade

    Desta forma, a Ferrari fechou 2019 com uma receita de vendas de carros na casa dos € 2,92 bilhões, cerca de R$ 16.721 bilhões.

    Para se ter uma noção, a marca fatura uma média de € 86.369 (cerca de R$ 494.000) para cada carro vendido, atingindo uma margem de lucro de 23,2%, resultado que lhe confere o título de fabricante automotivo mais lucrativo do mundo.

    Fábrica da Ford em São Bernardo do Campo
    Fábrica da Ford em São Bernardo do Campo foi desativada em 2019 (Divulgação/Ford)

    A fabricante que mais se aproxima da marca hoje é a BMW. Mesmo assim, a montadora alemã precisa vender 30 carros para ter a mesma rentabilidade de apenas uma Ferrari.

    Continua após a publicidade

    Para a Volkswagen, atual líder de vendas no mundo, é necessário vender 56 carros para bater o lucro de uma só Ferrari.

    Entretanto, o que mais chama atenção é a baixa margem de lucro da Ford. A fabricante, criadora do conceito de linha de montagem, vive a maior crise de sua história e perde espaço no mercado a cada ano.

    Em 2019, a gigante americana registrou uma margem de lucro de apenas 0,4%, ou seja, precisa vender 908 unidades para obter o lucro que a Ferrari tem vendendo apenas um carro.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de abril da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Continua após a publicidade
    Continua após a publicidade

    capa732-1-e1585147347794

    Continua após a publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.