A indústria automobilística brasileira começou o ano com o pé esquerdo. Dados divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) indicaram uma queda de 36,3% nos emplacamentos em janeiro de 2016, comparando com o mesmo período do ano passado. Foram vendidos 131.272 automóveis de passeio e 18.427 comerciais leves, totalizando 149.699 unidades – ante as 243.882 unidades registradas em janeiro de 2015.
O ranking de participação de mercado somando os números de automóveis e comerciais leves traz outra surpresa. A Ford, tradicionalmente a quarta colocada em vendas no país, despencou para o sexto lugar, com apenas 7,66% das vendas. A montadora norte-americana foi ultrapassada por Hyundai (9,89%) e Toyota (8%), enquanto a General Motors repetiu o resultado de dezembro e sustentou a liderança, desta vez com 18,11%. Fiat (15,39%) e Volkswagen (13,85%) completam a lista dos três primeiros.
Onix abre vantagem, Renegade entra no top 5 e Hilux deixa S10 para trás
Assim como em 2015, o Onix fechou o primeiro mês de 2016 no topo, acumulando 12.952 emplacamentos – abrindo uma considerável vantagem para o vice-líder Hyundai HB20, com 8.988 emplacamentos. O Fiat Palio surge em terceiro lugar (8.012 unidades), seguido (de longe) pelo Chevrolet Prisma (5.467 unidades). A dupla Onix-Prisma, aliás, explica em parte a liderança da GM.
O Jeep Renegade continua em alta. Mesmo com a queda nas vendas em comparação a dezembro, o modelo tornou-se o quinto modelo mais vendido do país (4.991 unidades), à frente de pesos-pesados como VW Fox/CrossFox (4.709), Ford Ka (4.345) e seu arquirrival Honda HR-V (4.283).
Outro modelo que vive uma boa fase é a Hilux. Lançada há apenas dois meses, a picape dá indícios de que incomodará (e muito) a vida da Chevrolet S10. Em janeiro, a nova geração da Hilux emplacou 2.838 unidades, mais do que o dobro do resultado obtido pela S10 (1.265 unidades emplacadas).