Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Encontro nacional reúne mais de 110 exemplares do Puma, incluindo raridades

Entre as preciosidades, um raríssimo P-018 conversível e o primeiro Puma AMV de produção

Por Wilson Paschoal
Atualizado em 9 nov 2016, 14h43 - Publicado em 15 out 2015, 13h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • classicos

    Mais de 110 exemplares do clássico esportivo nacional Puma foram reunidos no último final de semana na cidade de Jaguariúna, no interior de São Paulo. Organizado pelo Puma Clube de Campinas, a 11ª edição do evento teve a presença de veteranos que vieram e voltaram rodando de praticamente todas as regiões do país: São Paulo capital e de diversas cidades do interior, Brasília, Goiás, Paraná, Ceará, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina, entre outros.

    12112426_1501126520206278_1860023762866004658_n.jpeg

    O encontro de quatro dias é nacional e teve seu inicio em 2004 na cidade de Curitiba, quando comemorou-se 40 anos da criação do primeiro modelo, equipado com mecânica DKW. Em 1967 a marca seria absorvida pela Volkswagen, dando origem ao Puma VW, com motores refrigerados a ar no lugar dos motores dois tempos da DKW.

    12106909_1501126376872959_6026192117876905022_n.jpeg
    Continua após a publicidade

    Após o fim da produção, em 1984, os Puma voltaram a ser fabricados pela Alfa Metais em 1988, e seriam definitivamente aposentados em 1994. Ao longo do tempo, o veículo chegou a ser exportado com sucesso para diversos países da Europa e América Latina, além dos Estados Unidos e África do Sul.

    dscn3908.jpeg

    O encontro realizado em Jaguariúna teve a presença de diversos exemplares raros. Do Puma P-018, por exemplo, estima-se que apenas 50 unidades foram produzidas. Alguns deles estiveram no evento, incluindo um raríssimo conversível com curiosos faróis quadrados.

    Continua após a publicidade
    dscn3906.jpeg

    Outras preciosidades foram a primeira unidade de produção (chassi 001) do Puma AMV, com mecânica de seis cilindros do Opala, e um raro Puma AM-2, com motor boxer 1.6 – ele teve apenas cinco unidades produzidas, pois foi rapidamente substituído pelo modelo AM-4 com motor AP 1.6 refrigerado a água.

    dscn3916.jpeg
    Continua após a publicidade

    Além de promover a confraternização entre os antigomobilístas, o clube organizador realiza premiações dos diversos modelos fabricados entre 1964 e 1994. A cidade de Pirenópolis, em Goiás, é a mais forte candidata a sediar o próximo Encontro Nacional do Puma, em 2016.

    12087858_985450908178615_2732357256899296569_o.jpeg

    LEIA MAIS

    – Galeria: os 50 anos do Puma

    – Grandes Brasileiros: Puma P-018

    – Grandes Brasileiros: Puma GTE

    – Reportagem: a saga do Puma GT 4R

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.