Entrevista originalmente publicada na edição 666 (fevereiro/2015)
Há três anos, a designer Michelle Christensen aceitou o maior desafio de sua vida: liderar o projeto do novo NSX, o modelo mais importante da história da Honda nos Estados Unidos. A californiana de 34 anos é a primeira mulher a integrar a equipe de design exterior da Acura (divisão de luxo da Honda) – e também a primeira na empresa a chefiar um projeto de tanta magnitude. Durante o Salão de Detroit, realizado em janeiro de 2015, ela falou com exclusividade à QUATRO RODAS sobre sua relação íntima com o mundo dos carros.
Você sempre se interessou por carros?
Meu tio corria com um Plymouth Barracuda 1973 e meu pai preparava seus carros para provas de arrancada. Passei minha infância ao lado de muscle cars e na adolescência convivi com hot rods. Sempre gostei de desenhar pessoas, animais e roupas. Mas nunca desenhei automóveis até concluir o colegial e descobrir que poderia unir as maiores paixões da minha vida.
Você já trabalhou em outra montadora, além da Honda? Onde se formou?
Sou funcionária da Honda desde 2005, quando me formei na Art Center College of Design, na Califórnia. Trabalhei um ano na GM, mas logo fui chamada para a Acura.
Como você se sente sendo bem-sucedida em um universo tão masculino?
Gostaria muito de trabalhar ao lado de outras mulheres. Até há pouco tempo, eu era a única na Acura e isso sempre fez com que os homens me tratassem como se eu fosse um deles, inclusive falando todas aquelas besteiras que costumam falar (risos).
Você tem alguma paixão fora o design?
Adoro malhar e sou apaixonada por crossfit (modalidade de exercício inspirada no treinamento militar). Alivia o estresse e me faz começar o dia com muita disposição.
Qual é o seu carro dos sonhos?
O Chevrolet Chevelle SS 1967. Lembro-me de tê-lo visto ainda criança e me encantei pelo design de proporções perfeitas e pelo som do motor. Ainda não posso comprá-lo, mas quem sabe não realizo esse sonho?
Na Honda, de quais projetos você já participou, além do novo NSX?
Fiz parte dos projetos do crossover ZDX e ajudei na reestilização do sedã RLX.
Fera híbrida
O NSX é uma reinterpretação do esportivo lendário que, no fim dos anos 80, foi desenvolvido com a ajuda de Ayrton Senna. O novo cupê tem potência estimada em mais de 550 cv, extraídos de um motor V6 biturbo a gasolina e três propulsores elétricos. Deve vir para o Brasil em 2016.