Essa herdeira da VW Kombi é, na verdade, um raro Porsche de R$ 2 milhões
Com sete unidades construídas, Porsche B32 foi feita para acompanhar a equipe da marca durante o Rally Dakar de 1985 com devida agilidade
Uma Volkswagen Kombi bem conservada pode custar caro, mas quando uma Volks T3 (geração seguinte da Velha Senhora, que não chegou ao Brasil) é vendida por US$ 364.553 é porque há uma razão para tanto. É o caso da unidade das fotos, que guarda um detalhe especial: ela é, na prática, um Porsche.
Listada em uma revenda da marca de luxo nos Países Baixos, a van é um dos sete Porsche B32 construídos no mundo. A história desse modelo curioso começou em 1985, quando a marca disputava o Rally Dakar com o icônico 959 e precisava transportar peças entre uma etapa e outra. O furgão disponível, entretanto, era muito lento, e daí veio a ideia de incrementá-lo com o que a Porsche tinha em casa.
Desse modo, os engenheiros instalaram na descendente da Kombi um motor 3.2 flat-six, com 232 cv e vindo do 3.2 Carrera. Uma caixa de transmissão da Porsche veio junto, a fim de incrementar a tração traseira do modelo rebatizado, que ainda recebeu nova suspensão e freios mais robustos.
Também houve mudanças estéticas, como as saias na dianteira e traseira e a entrada de ar ampliada para o arrefecimento do motor. O escapamento da B32 é maior e as rodas de aro 16 são exclusivas.
Acredita-se que essa unidade foi feita especialmente para o CEO da Porsche à época, Peter W. Schutz. O interior traz bancos de couro e o quadro de instrumentos tem mostradores extras, mas o charme fica por conta do emblema da montadora no volante (com ignição à direita, diga-se).
Segundo a revenda holandesa, a Porsche B32 tem documentação alemã, devidamente registrada como um Porsche, e não um Volkswagen. O veículo tem 130.770 km rodados e está em perfeito funcionamento, com apenas marcas do tempo em partes da pintura e do estofamento das portas.